Hospitais de campanha de Salvador já atenderam mais de 150 pessoas

salvador
25.05.2020, 18:36:00
Atualizado: 25.05.2020, 18:42:40
(Valter Pontes/Secom)

Hospitais de campanha de Salvador já atenderam mais de 150 pessoas

Unidades estão montadas no Wet’n Wild, na Avenida Paralela, e no Itaigara Memorial, no Caminho das Árvores

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Os hospitais de campanha montados pela Prefeitura de Salvador para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas ou confirmação laboratorial para a covid-19, doença causada pelo o novo coronavírus, montados no Wet’n Wild, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), e no Itaigara Memorial, no Caminho das Árvores, atingiram a marca de 159 pessoas acolhidas. Desse total, 40 pacientes se recuperaram da infecção e já receberam alta médica.

Juntas, as unidades dispõem de 137 leitos, segundo a gestão municipal, sendo 97 de UTI - todos com respiradores - e 40 clínicos. Cerca de mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos, entre outros, atuam nos postos em regime 24 horas.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a iniciativa da gestão para implantar logo os postos de campanha foi fundamental para evitar o colapso da rede soteropolitana até então. Na última semana pórem, Salvador tinha 83% dos leitos de UTI ocupados e o colapso era esperado para aquela semana.

“Se tivéssemos apenas com a rede convencional instalada na cidade, seria impossível absorver a alta demanda de pacientes da Covid-19 da capital sem que houvesse o colapso do sistema. As medidas de isolamento social implantadas pela Prefeitura, aliadas com a expansão significativa dos equipamentos de assistência, têm garantido até o momento a normalidade no fluxo de acolhimento de indivíduos infectados no município”, destacou Prates.

Além da implantação dos hospitais de campanha da Paralela e Caminho das Árvores, a Prefeitura inaugura nesta terça-feira (26) mais uma unidade de emergência para atender pacientes com a covid-19, no Hospital Sagrada Família. Além disso, ampliou o número de leitos contratualizados junto a unidades privadas e inaugurou, na última sexta-feira (22), o primeiro gripário instalado no estacionamento da UPA Barris, com 24 leitos.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas