Hospital é inaugurado em Salvador com 50 novos leitos de UTI

Unidade fica na Avenida Paralela e também vai oferecer 40 leitos de enfermaria

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 12 de maio de 2020 às 13:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Gil Santos/ CORREIO

Um novo hospital de campanha foi inaugurado em Salvador, na manhã desta terça-feira (12). A unidade vai funcionar no espaço do Wet'n Wild, na Avenida Luis Vianna (Paralela), e vai atender exclusivamente pacientes confirmados com a covid-19. A prefeitura vai disponibilizar 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 de enfermaria. Na semana passada, outro hospital de campanha foi inaugurado pelo Município, no Memorial Itaigara, com 47 leitos de UTI.

O hospital entregue nesta terça-feira começou a ser construído no dia 1º de abril. O prefeito ACM Neto disse que a unidade está pronta para receber pacientes e que eles devem chegar ainda na tarde de hoje. O espaço, geralmente usado para montagem de palcos e de outras estruturas de shows, precisou ser adaptado. O investimento do município foi de R$ 30,4 milhões.

“Essa é a mais expressiva e a mais importante entrega de um equipamento durante o período do coronavírus feita em toda a Bahia. Quando o coronavírus começou, na China, e começamos a ver as famílias sofrendo por causa da doença, um vídeo viralizou nas redes sociais em que um hospital foi montado em poucos dias, fruto da capacidade financeira e de infraestrutura daquele país. Não imagina que pouquíssimo tempo depois Salvador teria que passar pelo mesmo desafio. Se me perguntassem naquele momento se seria possível construir um hospital com 90 leitos, sendo 50 deles de UTI, em 30 dias, eu diria que era uma missão quase impossível. No entanto, estamos aqui hoje para mostrar que essa missão não apenas era possível como se tornou realidade”, afirmou.

Ao todo, 574 profissionais de saúde vão trabalhar na nova unidade. As especialidades incluem médicos clínicos, intensivistas, pneumologistas, cardiologistas e infectologistas, além de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos. Haverá serviços de ultrassom, radiologia e laboratório. Leitos estão prontos para receber pacientes (Foto: Gil Santos/ CORREIO) Estrutura O hospital tem respiradores, monitoradores multiparamétricos que fazem a leitura dos sinais vitais do paciente, e cardioversores, para reanimação. Durante a inauguração o prefeito afirmou que autorizou a ampliação da unidade com mais 100 leitos de enfermaria. A tenda onde vai funcionar essa nova ala já está de pé, mas a prefeitura ainda está estudando quando eles estarão disponíveis para uso.

Os corredores e os quartos do novo hospital são amplos, iluminados e climatizados. A diretora geral da unidade, Ana Paula Pereira, disse que a criação de novos leitos no momento em que a Bahia se aproxima do pico de contaminação é uma ação fundamental para auxiliar a população, e destacou a instalação de um túnel de desinfecção que foi colocado na saída do hospital de campanha.

“Aqui vamos oferecer leitos que conseguem dar suporte de terapia intensiva e leitos que conseguem dar um suporte de retaguarda fora de uma unidade hospitalar. É um reforço a mais para a rede de saúde que já existe em Salvador. A relevância do túnel é que após a saída dos profissionais de saúde que não trabalham aqui, mas que vieram trazer pacientes, como as equipes do Samu e de bombeiros, antes de retornar aos veículos, eles passam pelo túnel de desinfecção. É uma proteção a mais para segurança das pessoas”, contou.

O atendimento no Wet’n Wild será feito através da regulação, ou seja, não adianta alguém doente procurar a unidade porque ela só vai receber pacientes transferidos de outros locais. O hospital tem uma câmara fria com capacidade para 28 cadáveres, e outras está sendo construída para abrigar até 42 corpos. A orientação do município é para que nos óbitos registrados até às 14h os sepultamentos aconteçam no mesmo.) Unidade vai receber apenas pacientes transferidos (Foto: Gil Santos/ CORREIO) Leitos   Segundo a prefeitura, a taxa de ocupação dos leitos clínicos da rede pública de Salvador estava em 45% e dos leitos de UTI em 73%, na segunda-feira (11). A abertura de novos leitos nesta terça vai diminuir essas porcentagens e empurrar a saturação para mais distante, mas o prefeito reforçou que isso não significa que o perigo passou. A estimativa é de que o pico das infecções dure um mês, entre 20 de maio e 20 de junho. Os médicos reforçaram a necessidade do isolamento e do distanciamento social.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, também acompanhou a inauguração. Assim como na capital, a cidade está com algumas atividades suspensas, como shoppings e academias, entre outros. Ele contou que o município está com quatro pacientes internados, dois deles estão em Feira e outros dois estão sendo atendidos em Salvador. O gestor cobrou mais consciência da população.

“Nos bairros há uma certa desobediência. No Centro da cidade as pessoas do comércio e do supermercado estão tendo cuidado de lavar as mãos e do uso de máscaras. No entanto, existem ainda muitas aglomerações. O principal é a conscientização. Essa semana teve uma pessoa que arrombou um ginásio de esportes da prefeitura para poder praticar esportes, então, é uma questão de consciência das pessoas”, afirmou.

Segundo a Secretaria Estadual da Bahia (Sesab), até a tarde desta segunda, o estado tinha 5.816 casos confirmados de covid-19. Por enquanto, 214 vidas acabaram por conta da doença.