Hospital Municipal de Salvador tem salas de aulas para atender pacientes internados

Ambientes foram preparados para que crianças e adultos possam estudar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2019 às 15:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

HMS ganhou duas salas de aula (Foto: Marina Silva/CORREIO) Não fosse pelos equipamentos e acessórios hospitalares, seria uma sala de aula como tantas outras. Os dois espaços, instalados dentro do Hospital Municipal de Salvador (HMS), no bairro da Boca da Mata, têm toda a estrutura de uma unidade de educação, com quadros e carteiras, além de algumas adaptações necessárias para atender às limitações dos pacientes internados.  As salas de aula, anunciadas na quarta-feira (3), foram apresentadas à imprensa nesta segunda-feira (8) pelo prefeito ACM Neto. Elas atendem até 20 alunos por vez e integram a Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce e atenderá alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e 2, bem como a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas são de segunda a sexta, em turno matutino e vespertino.  Com 166 estudantes matriculados, distribuídos em 22 domicílios, 11 hospitais, três clínicas e cinco instituições de apoio, a unidade de educação começou a funcionar no HMS no mês de fevereiro e, desde então, já fez 35 atendimentos nas duas salas e leitos, de acordo com a diretora médica do HMS, Thayse Barreto. Crianças, adolescentes e adultos têm acesso às aulas dentro de hospital, como em uma escola (Foto: Marina Silva/CORREIO) "Era uma preocupação nossa, que pessoas que precisassem ficar um tempo considerável internadas não precisassem se afastar da escola. Então, nós temos uma equipe de professores que trabalham esse conteúdo e, quando eles recebem alta, também têm essa comprovação das aulas", explicou Thayse.Ainda de acordo com a diretora médica do HMS, o funcionamento das salas de aula é uma das ações de comemoração do aniversário de um ano da unidade de saúde, que conta com 210 leitos. A inauguração foi no dia 4 de abril do ano passado e, seis meses depois, o local foi premiado.

"O balanço é altamente positivo, não só o quantitativo, mas o qualitativo. São 125 mil atendimentos médicos realizados neste período de 12 meses, superior ao que nós esperávamos", comentou ela, acrescentando que as aulas são indicadas aos pacientes em conformidade com um relatório médico.

"Há uma relação, primeiro, com o tempo que o paciente vai ficar internado, porque existem internamentos de uma, duas semanas. Além disso, um médico precisa avaliar as condições clínicas de cada caso". 35 alunos já passaram pela sala de aula (Foto: Divulgação) Capacidade máxima De 125 mil atendimentos realizados nos últimos 12 meses, 42 mil foram registrados em 2019. Destes, 1500 são de pessoas oriundas da Região Metropolitana e do interior do estado. Para o prefeito ACM Neto, o resultado é satisfatório e antecipou a data prevista para o funcionamento do equipamento."A gente pode bater no peito e se orgulhar do que esse hospital têm feito na vida das pessoas mais pobres de dentro e fora de Salvador. Eu já ouvi de pessoas de fora da capital que o atendimento aqui é digno, de qualidade", afirmou Neto.O prefeito também comentou outros números da unidade de saúde da prefeitura, com gestão da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. "Nós somos gratos ao entusiasmo da Santa Casa, que iniciou com uma meta, que era prevista para três anos e, com um, já estamos no pleno funcionamento. Prestando serviços inovadores, como as salas de aula para os que realmente não têm como comparecer por questões de saúde", destacou Neto. Crianças com necessidades especiais podem participar (Foto: Marina Silva/CORREIO) Aplicativo Segundo o secretário de Saúde, Luiz Galvão, além das salas de aula para adultos e crianças, também em comemoração pelo aniversário do primeiro ano da unidade hospitalar, os pacientes também passam a contar com um aplicativo chamado 'Meu HMS', onde podem acessar o próprio prontuário e checar todas as especialidades disponíveis no local. 

O hospital, que atende as áreas de emergência em demanda aberta, além de neurologia, cardiologia, psiquiatria, clínica, entre outras, vai contar ainda com um núcleo de apoio e acolhimento ao transtorno do espectro autista e residência médica em emergência."São mais de 120 mil pessoas atendidas, 63 mil urgências, 315 mil exames laboratoriais realizados e três mil cirurgias. É o maior investimento da gestão na área de saúde. Sem dúvida nenhuma, a obra mais importante para a população", defende.Provedor da Santa Casa, Roberto Sá Menezes reafirmou a importância do equipamento para os moradores da região de Cajazeiras e adjacências.  "O desafio e a incumbência de gerir são nossos. E é um hospital de grande porte, é um tempo consideravelmente curto, para um feito muito grande", disse.