Hotéis estarão lotados durante o Carnaval de Salvador

Para conseguir um quarto, é necessário buscar em bairros longe dos circuitos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2019 às 07:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Se o Verão de Salvador está lotado de turistas, o mesmo cenário será visto no período de Carnaval. A ocupação hoteleira nos bairros próximos aos circuitos será de 100% durante a folia. A estimativa é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHa) e Salvador Destination, entidades ligadas ao turismo da capital baiana.

Nos bairros mais afastados, a ocupação deve alcançar 95%. "Nós já temos informações prévias de hotéis, que já estão com as reservas terminando, fechando os 100%", disse o diretor de marketing da ABIH-BA, Luciano Lopes.

De acordo com ele, o resultado é importante, principalmente, por conta da data em que o Carnaval será realizado."Carnaval em março ajuda. Meio que puxa o Verão e estende o período de férias", disse.Ele explicou que a ocupação hoteleira durante o período funciona como "fila". Quanto mais próximo ao circuito, mais rápido os hotéis são ocupados. "Primeiro são os bairros do circuito. Depois, Stiep, Costa Azul, Centro, até ir chegando no polo de Itapuã", explicou. 

A expectativa do trade turístico é conseguir converter o bom resultado do Verão durante todo o ano, inclusive na baixa estação. "O segundo semestre de 2018 foi muito melhor do que o de 2017. A Saltur (Empresa Salvador Turismo) vem fazendo seu calendário de eventos, espero que ele continue formulando e remontando a quantidade de eventos dentro da cidade", disse Sílvio Pessoa, presidente da FeBHa. 

Para o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, o resultado ao longo do ano é fruto de um trabalho anterior. "Se continuarmos fazendo o trabalho, consolidando a infraestrutura, preparando e intensificando a divulgação do destino, isso consolidará Salvador, trazendo cada vez mais equilíbrio em todas as estações. Turismo se faz com antecedência e previsibilidade", defendeu.

Apesar dos bons números, a falta da força do turismo de negócios impacta nos resultados. "Espero também que, no final do ano, o nosso Centro de Convenções esteja pronto, porque já estamos negociando eventos para 2020", lembrou Sívio. 

Quem também deu um empurrãozinho para que Salvador se tornasse um destino bastante procurado foi a novela Segundo Sol, exibida na Rede Globo , no ano passado. Os próprios integrantes do trade turístico reconhecem.

"Tivemos um comercial todos os dias no horário nobre. Isso ajuda bastante a despertar o interesse de vir para a cidade e aumentar a estadia dos turistas aqui", concluiu Luciano Lopes.3

De janeiro a fevereiro, o movimento turístico promete trazer 2,7 milhões de pessoas para a capital baiana. O número crescerá para 3,7 milhões até março.