Ibope aponta vitória de Bruno Reis com 66% dos votos válidos

Candidato do DEM tem o dobro dos demais concorrentes juntos, que somam 33%

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 14 de novembro de 2020 às 18:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./Divulgação

A última pesquisa do Ibope sobre a disputa pela prefeitura de Salvador, divulgada neste sábado (14) pela TV Bahia, aponta vitória do candidato do DEM, Bruno Reis (DEM), no primeiro turno, com 66% dos votos válidos. De acordo com o levantamento, excluídos os percentuais de brancos, nulos e indecisos, o democrata tem o dobro do índice atribuído pelo Ibope aos demais concorrentes, que juntos somam 33% das intenções de voto, e deve conquistar o comando da capital baiana no domingo (15), confirmando a tendência detectada desde o fim de outubro por todos os institutos que registraram sondagens no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A nova pesquisa do Ibope/TV Bahia não mostra alterações significativas no quadro eleitoral em relação à anterior, divulgada em 30 de outubro. Na ocasião, Bruno Reis aparecia com 67% dos votos válidos, oscilando um ponto percentual abaixo - portanto, dentro da margem de erro do levantamento, de três pontos para mais ou para menos. Em segundo lugar, aparece a candidata do PT, Major Denice Santiago, com 17%, ante os 14% apresentados na sondagem do fim do mês passado. Pastor Sargento Isidório (Avante) manteve os mesmos 6%, no entanto, subiu da quarta para a terceira colocação, já que a candidata do PCdoB, Olivia Santiago, somava 8%, mas agora tem 4%. Porém, ambos estão tecnicamente empatados.

Em quinto lugar, vem Bacelar (Podemos), com 3%, dois pontos a mais que na pesquisa anterior, seguido por Cezar Leite (PRTB), que oscilou positivamente de 1% para 2%, e Hilton Coelho (Psol), que manteve o mesmo índice de 1% apontado pelo instituto em 30 de outubro. Todos os três aparecem empatados tecnicamente entre si e, no limite da margem de erro, com Isidório e Olivia. Celsinho Cotrim (Pros) e Rodrigo Pereira (PCO) não pontuaram no cálculo dos votos válidos. A soma de brancos, nulos e indecisos permaneceu em 10%.

Na sondagem dos chamados votos totais, Bruno Reis foi de 61% para 60%, enquanto Major Denice variou de 13% para 15% e Isidório, de 5% para 6%. Dos candidatos mais bem posicionados, Olivia Santana foi a única que apresentou queda acima da margem de erro, descendo de 8% para 4%. Bacelar e Cezar Leite oscilaram de 1% para 2%, enquanto Hilton Coelho manteve 1%. A soma de brancos, nulos e indecisos foi de 10%, mesmo percentual da sondagem anterior.

Apesar de queda, Isidório continua líder em rejeição O Ibobe também mediu o percentual de rejeição junto ao eleitorado soteroplitano. De acordo com o instituto, Pastor Sargente Isidório continua na primeira colocação entre os candidatos mais rejeitados, com 38%, embora apresente queda de seis pontos. Em 30 de outubro, o índice estava em 44%. Em seguida, aparecem Hilton Coelho e Bacelar, com 30% e 23%, respectivamente, ante 32% e 28% detectados no levantamento anterior. 

Logo abaixo, empatados com 20%, estão Celsinho Cotrim, Cezar Leite e Olivia Santana. Tanto Celsinho quanto Cezar registraram queda no índice de rejeição de três e cinco pontos, respectivamente. Já Olivia apresentou oscilação positiva de um ponto. Na sequência, vêm Major Denice, que foi de 18% para 19%, e Rodrigo Pereira, que tinha 20% e agora está com 17%. Bruno Reis permanece como o candidato com a mais baixa rejeição. Na sondagem do fim de outubro, o democrata aparecia com 10%. Agora, soma 8%.

Para chegar aos resultados, o Ibope ouviu 805 eleitores da capital na quinta-feira (12) e sexta-feira (13), através do método de abordagem presencial. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há probabilidade de 95% de que os resultados retratem o atual momento. A nova pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia sob o protocolo Nº BA-06193/2020.