Ibope prepara nova pesquisa sobre a disputa eleitoral em Salvador

Por Jairo Costa Júnior

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 28 de outubro de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Ibope entrou em campo para realizar a segunda pesquisa do instituto sobre a disputa eleitoral em Salvador, cujos resultados devem ser divulgados depois de amanhã pela TV Bahia. Assim como no levantamento anterior, apresentado no último dia 5, o Ibope ouviu 602 eleitores da capital para esquadrinhar as intenções de voto espontâneas e estimuladas, além do índice de rejeição, a percepção sobre quem sairá vencedor das urnas e as avaliações do prefeito ACM Neto (DEM), do governador Rui Costa (PT) e do presidente Jair Bolsonaro, com margem de erro estimada em quatro pontos percentuais. 

Segunda rodada Dessa vez, o instituto também vai simular seis cenários de segundo turno entre Bruno Reis (DEM), que liderou a sondagem anterior com 42%, e mais concorrentes: Bacelar (Podemos) e Cezar Leite (PRTB), quinto e sexto na pesquisa anterior, com 5% e 3%; Major Denice Santiago (PT) e  Olivia Santana (PCdoB), que dividiam a terceiro lugar com 6%; e Pastor Sargento Isidório (Avante), o segundo colocado, com 10%.

Por tabela A 18 dias do primeiro turno, a nova pesquisa do Ibope quer saber ainda a intenção de votar em plena pandemia, o grau de interesse na propaganda gratuita em rádio e TV e nos conteúdos políticos disseminados nas redes sociais, a avaliação sobre a volta às aulas presenciais e o índice dos eleitores que ou preferem a continuidade do modelo atual de gestão ou desejam mudanças.

Marcação cerrada A fama do secretário de Saude de Salvador, Leo Prates, como bom cobrador obstinado chegou a Brasília. Em visita ontem para alinhar as últimas ações antes de deixar o cargo no fim do ano,  Prates percorreu o Ministério da Saúde ao lado do assessor especial Leonardo Soares, que garantiu a ele que Salvador é campeã em serviços habilitados pelo órgão. “É que ninguém aqui quer receber ligação sua às 4h30 da manhã”, brincou Soares.

Tradução simultânea No jargão do SUS, habilitar serviços é quando um município ou estado obtém recursos do governo federal para custear, entre outras atividades, equipes médicas do Programa Saúde da Família.

Osso duro O preço do boi gordo voltou a subir em Salvador e chegou onte à terceira maior cotação do ano, com arroba a R$ 260, de acordo com dados da Federação de Agricultura e Pecuária do da Bahia (Faeb). Apesar do valor bom para quem vende gado de corte, e consequentemente ruim para quem consome carne,  os produtores estão tendo dificuldades para repor o estoque pelo mesmo motivo. É que a arroba do novilho, filhote de boi para engorda e abate, está custando entre R$ 380 e 400.

Casa cheia Reaberta ao turismo desde 3 de setembro, Cairu, onde estão abrigados points como Morro de São Paulo, Boipeba e Moreré , já está com 90% da ocupação hoteleira permitida reservados para feriadão de Finados. No município, somente metade dos leitos estão liberados.Esse debate é falso. O governo federal não está querendo comprar a vacina e tenta iludir parte da população, dizendo que estão querendo obrigar a vacinação no Brasil - Rui Costa, governador do estado, ao criticar o o Palácio do Planalto pela guerra contra a vacina chinesa CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, subordinado ao estado de São Paulo