Idosa é atingida por bala perdida durante caminhada na Avenida Barros Reis

Vítima de 65 anos está na UTI do Hospital Ernesto Simões

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2022 às 10:17

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

A idosa Maria de Lurdes Alves dos Santos, de 65 anos, fazia sua caminhada diária matinal, quando foi atingida por uma bala perdida durante uma ação entre policiais e homens armados na Avenida Barros Reis. A situação ocorreu nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (1°). 

Em nota, a Polícia Militar informou que equipes da Operação Gêmeos faziam rondas na BR-324 quando foram informados que dois homens em uma moto estavam assaltando na Avenida Barros Reis. Os policiais encontraram os suspeitos, que começaram a atirar contra os PMs. Houve troca de tiros e um dos homens foi baleado. O outro conseguiu fugir.

Houve nova perseguição e troca de tiros e o suspeito foi baleado. Os dois foram socorridos para o Hospital Ernesto Simões, onde as mortes foram constatadas. Maria de Lurdes foi atingida por um dos disparos durante a perseguição policial. Ela também foi levada para o hospital.

A idosa estava com uma amiga e vizinha, que sempre a acompanhava nos exercícios físicos matinais. Ambas moram na localidade do Brongo, no IAPI. Após o ocorrido, essa amiga precisou ser atendida rapidamente por sofrer um mal-estar. 

A vítima passou por uma cirurgia no Hospital Ernesto Simões Filho, no bairro do Pau Miúdo e, de acordo com o genro, Ricardo Correa, ela já saiu do centro cirúrgico e foi encaminhada para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave. "Eles só informaram isso, sem mais detalhes do estado de saúde dela", disse. Familiares da idosa aguardavam notícias (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Caminhadas Maria já tinha o costume de fazer caminhadas pelo local há quatro anos, sempre por volta das 5h50 da manhã. "Tem uma praça em frente a subida do Pau Miúdo. Ela sempre fazia 1h de caminhada e voltava, porque fazia bicos de empregada doméstica, mesmo sendo aposentada. Ela é ativa, não gosta de ficar parada, tem preocupação com a saúde e toma remédio de pressão", informou o genro. 

Apesar de morar em um local apontado como perigoso, Maria de Lurdes nunca tinha sofrido nada parecido, apenas observava o que ocorria."Ela nunca sofreu nada por lá, mas já viu assaltos pela manhã, mas ficava 'na dela'. Foi um caso isolado, a gente jamais vai pensar que uma coisa dessa iria acontecer com alguém próximo. Foi uma fatalidade. A gente [familiares] já tinha comentado com ela sobre essas saídas matinais cedo".No momento da ação, Maria de Lurdes não estava com nada de valor, apenas uma bolsa com números dos familiares e documentos. Inclusive, a identidade que a idosa carregava, acabou ficando com a marca da bala e de sangue. O projétil a atingiu na região do abdômen. 

A vizinha, que a acompanhava durante a caminhada, foi levada para a Corregedoria da Polícia Militar após ser atendida no hospital. 

Segundo a PM, na ação foram apreendidos dois revólveres calibre 38, munições e quatro aparelhos celulares.