Idosa se finge de morta para sobreviver a assalto dentro de casa na Federação

Técnico de informática invadiu imóvel com ajuda de comparsa

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 21 de maio de 2018 às 09:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Uma idosa de 69 anos foi esfaqueada e espancada na própria casa por um homem desconhecido na noite desta sexta-feira (18) após receber uma falsa visita técnica para manutenção da rede de internet do prédio. O crime aconteceu por volta das 21h no Edifício Andréa Avelino, na Rua Pedro Gama, bairro da Federação, em Salvador.  

Raquel Andrade Souza, 69 anos, estava em casa quando recebeu uma ligação de um técnico de internet solicitando uma visita para uma manutenção da rede.  

De acordo com a filha da vítima, que preferiu não se identificar, o técnico identificado como Júnior era conhecido da idosa e já havia feito outras visitas à residência após a contratação do serviço de internet há alguns meses.

Ainda de acordo com a filha, o técnico, que já havia ganhado a confiança da idosa, esteve no edifício na companhia de outro homem desconhecido. 

A princípio, a idosa ficou desconfiada por o técnico solicitar a visita fora de horário comercial, mas concordou em deixar os dois homens entrarem no apartamento.

Segundo a filha da vítima, Raquel ligou para ela para avisar que o técnico estava solicitando uma manutenção fora do horário de trabalho. 

"Ela me ligou dizendo que eles estavam no playground e que queriam realizar um serviço. Minha mãe estava desconfiada porque não havia feito nenhuma solicitação. Eu pedi o número do técnico e liguei para perguntar o motivo da visita. Ele (técnico) me respondeu que estava próximo do local e que iria aproveitar para realizar uma manutenção, já que estaria de folga no sábado", conta a filha.

Mesmo desconfiada, a filha concordou em deixar os homens entrarem na casa. Mas avisou a eles que ligaria logo em seguida para verificar se tudo estava certo. 

Vinte minutos depois, a filha tentou ligar para a mãe, mas os dois aparelhos celulares estavam desligados. Sem conseguir contato, a filha entrou em desespero. "Liguei pra os dois aparelhos, mas nada dela atender. Fiquei muito preocupada e pensei: 'meu Deus, o que está acontecendo?' Decidi mandar então uma mensagem para o grupo do WhatsApp do prédio", conta. Minutos depois, uma moradora do edifício mandou uma mensagem no grupo alertando os moradores que estava acontecendo um assalto no local. "Liguei pro meu marido pedindo pra ele me pegar em casa, para irmos até lá. Estava muito preocupada com minha mãe", acrescenta a filha. 

Os dois homens, após entrar na residência da vítima, começaram a pedir dinheiro. O técnico, relata a filha, dava as orientações para o segundo homem, que passou a espancar, chegando a esfaquear a idosa no pescoço. "Eles xingavam muito, gritavam, queriam dinheiro. Foi o técnico que dava as orientações para o outro homem executar. Ela (mãe) ficou muito ferida", relata a filha. Os dois homens saíram da residência com dois aparelhos celulares e um notebook da idosa. Na saída, trancaram a vítima no quarto. A filha relata que Raquel se fingiu de morta para parar de ser agredida pelos assaltantes. "Só assim eles pararam", destaca. 

Raquel foi socorrida pela polícia e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Da unidade de saúde, ela foi transferida para o Hospital da Bahia onde permanece internada na semi-UTI. Ela não teve fraturas, mas ainda está com os olhos inchados e roxos, por conta das agressões que sofreu. 

De acordo com o boletim de ocorrência do posto da Polícia Civil do HGE, a idosa deu entrada na unidade com lesões e traumas na região do pescoço, cabeça e tórax.

A filha da idosa prestou depoimento na Delegacia do Idoso. A polícia convocou prepostos da empresa de internet e já tem suspeitos. Imagens da câmera de segurança do prédio ao lado de onde Raquel registrou a chegada dos criminosos no prédio. 

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier