Ilhabela celebra 212 anos

Aposentados e apaixonados pela natureza vêm adotando arquipélago do litoral paulista como casa, em busca de qualidade de vida e segurança

Publicado em 11 de novembro de 2017 às 07:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Filipe Frazão/Divulgação

O arquipélago de Ilhabela completou 212 anos e lidera o crescimento populacional do Litoral Norte. Aposentados e apaixonados pela natureza deixam outras cidades e adotam a Ilha como casa, em busca de qualidade de vida e segurança, já que o índice de criminalidade é um dos menores do Brasil. Hoje, a cidade ultrapassa os 32 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Atraídos pela natureza e suas pousadas baratas, Ilhabela é conhecida por suas lindas praias, cachoeiras e montanhas. Com 83% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela e considerado Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera pela UNESCO, a ilha atrai centenas de turistas, todos os anos em busca de conforto e descanso.

A ilha é formada por é formada não apenas por uma, mas por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes. A maior das ilhas é a de São Sebastião, onde está localizada a sede administrativa do município, com área total de 346 km2, dos quais cerca de 84% está tombada e pertence ao Parque Estadual de Ilhabela. Outras ilhas são habitadas: a dos Búzios, da Vitória, dos Pescadores e das Cabras. Completam o arquipélago os ilhotes da Prainha, da Serraria, do Ribeirão (ou dos Castelhanos), da Lagoa, das Galhetas, da Figueira, Codó, Sumítica e das Cabras (próximo à Sumítica).

Com praias para todos o gostos - ao todo são 42 opções – e ventos constantes, as praias da costa norte de São Paulo ideais para a atividade. A cidade, inclusive, recebe em julho a Semana Internacional da Vela, a maior e mais importante realizada na América Latina

Além dos atrativos turísticos e belas pousadas em Ilhabela, a ilha possui bons restaurantes e café próximo à Vila, centro histórico da Ilha, além de lojas de roupa, acessórios e artesanatos.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.