Incêndio atinge Assembleia Legislativa da Bahia neste sábado

Não há detalhes sobre o que causou o fogo

Publicado em 28 de julho de 2018 às 15:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Alberto Malraux/SSP

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na tarde deste sábado (28). Segundo a Central de Polícias, o Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou ao local em 20 minutos. O fogo foi controlado por volta das 17h30, mas 25 bombeiros continuam dentro do prédio no trabalho de rescaldo. Não houve feridos.

O fogo começou por volta das 15h, no 3º andar do prédio, onde funcionam o departamento financeiro, salas de ex-deputados e a União dos Vereadores do Brasil (UVB). Segundo a assessoria da Presidência da Alba, a área estava em reforma e não foram atingidos equipamentos nem documentos no local. Funcionários que estavam no local afirmaram no entanto que a área financeira estava pronta para ser inaugurada na terça-feira e já estava com documentos.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirma que "o volume do fogo e da fumaça se deu por conta da quantidade elevada de materiais inflamáveis no terceiro andar, por causa de uma obra naquele pavimento". 

Veja vídeo do fogo na Alba:

Em nota, o presidente da Alba, deputado Angelo Coronel, lamentou o ocorrido e disse que a investigação para apurar as causas do incêndio será rápida. "O momento requer calma para análise deste grave incidente. Os trabalhos na casa não irão parar. Já autorizei o remanejamento dos setores atingidos para outras dependências que não foram atingidas. Felizmente, não houve vitimas", afirmou Coronel no texto.

Pelo menos sessenta bombeiros participaram da ação de combate às chamas, que contou com ajuda da Embasa, teve dez caminhões, um carro-pipa e dois hidrantes usados. "O incêndio, em razão da nossa chegada muito rápida, até também facilitado por ser dia de sábado... Apesar de estarmos com dois incêndios em andamento nesse momento, conseguimos trazer uma quantidade muito significativa de caminhões, de efetivo, a Embasa nos deu um apoio. Tivemos água em abundância, porque a Embasa fez uma manobra com o hidrante aqui próximo... ", relatou o coronel Tellers, comandante geral dos Bombeiros. "A fumaça densa que se viu ela se deve na realidade ao telhado, em fibra de vidro, que faz essa chamada, sem que isso signifique que o prédio todo estava em chamas", explicou, classificando os prejuízos materiais de "mínimos". "O trabalho foi facilitado por conta da presença de dois hidrantes na Assembleia, que é fruto de um trabalho que fazemos de prevenção com a Casa Legislativa. Eles auxiliaram no trabalho, juntamente com 10 caminhões e um carro-pipa da Embasa", acrescenta. Os bombeiros ficarão de prontidão durante a noite no local.

Outros casos Em 2013, a Alba teve um princípio de incêndio. Na ocasião, o fogo teve início em um dos banheiros do prédio e foi percebido por funcionários que trabalham no local. As chamas acabaram sendo debeladas pela própria equipe da brigada de incêndio do local, dispensando a presença do Corpo de Bombeiros. Não houve feridos.

Em 2014, houve outro incêndio no Centro Administrativo da Bahia (CAB), dessa vez no prédio da Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos Bahia (SJCDH). As chamas começaram em uma sala que fica no andar térreo do prédio, por volta das 9h, onde funcionam as salas dos Conselhos. Equipes do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas ao edifício, que fica na 4ª Avenida do CAB, para controlar as chamas. Dois caminhões-pipa foram acionados para dar reforço. As chamas começaram no ar-condicionado da sala, se alastraram rapidamente pelos móveis que são de madeira e divisórias de compensado. Os seguranças do prédio tentaram conter o fogo com extintores de incêndio, mas não conseguiram. Por conta da ventania, as chamas acabaram atingindo o prédio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O prédio, onde também funciona a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), precisou ser evacuado antes das chamas aumentarem de proporção. Por medida de segurança, o prédio da Sesab também foi evacuado. Esse incêndio também não teve feridos.

[[publicidade]]