Incêndio já destrói área do Parque Nacional do Monte Pascoal há cinco dias

bahia
05.03.2019, 16:24:00
Atualizado: 05.03.2019, 16:25:06

Incêndio já destrói área do Parque Nacional do Monte Pascoal há cinco dias

Combatem as chamas 250 pessoas, entre bombeiros, brigadistas, índios e voluntários

Dois focos de incêndio atingem há cinco dias o Parque Nacional do Monte Pascoal, em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia. Ainda não há informações oficiais sobre a área atingida pelas chamas nem a causa do incêndio.

Cerca de 250 pessoas, entre equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (Icmbio), responsável pela administração do parque, combatem as chamas com o auxílio de índios pataxós e voluntários.

Incêndio destrói área do Parque Nacional do Monte Pascoal há cinco dias (Foto: Icmbio/Divulgação)

De acordo com o Icmbio, as áreas atingidas incluem aldeias indígenas, as quais ocupam oito hectares, dos 22.500 hectares da reserva ambiental, criada em 1961. Ainda não se tem informações de quantas aldeias o foco atingiu, são cinco no total.

Uma das regiões onde o fogo se alastra fica próximo ao distrito de Caraíva, num lugar conhecido como Ponta do Corumbau, muito visitada por turistas durante o Verão, sobretudo no Carnaval.

(Foto: ICMBio/Divulgação)

O Corpo de Bombeiros da Bahia informou que enviou 37 bombeiros militares – sendo dez deles especialistas em combate a incêndios florestais – e quatro aviões modelo air tractor.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo nublado com chuvas isoladas entre esta terça-feira e quarta em Porto Seguro.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas