Incêndio já destrói área do Parque Nacional do Monte Pascoal há cinco dias

Combatem as chamas 250 pessoas, entre bombeiros, brigadistas, índios e voluntários

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 5 de março de 2019 às 16:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Icmbio

Dois focos de incêndio atingem há cinco dias o Parque Nacional do Monte Pascoal, em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia. Ainda não há informações oficiais sobre a área atingida pelas chamas nem a causa do incêndio.

Cerca de 250 pessoas, entre equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (Icmbio), responsável pela administração do parque, combatem as chamas com o auxílio de índios pataxós e voluntários. Incêndio destrói área do Parque Nacional do Monte Pascoal há cinco dias (Foto: Icmbio/Divulgação) De acordo com o Icmbio, as áreas atingidas incluem aldeias indígenas, as quais ocupam oito hectares, dos 22.500 hectares da reserva ambiental, criada em 1961. Ainda não se tem informações de quantas aldeias o foco atingiu, são cinco no total.

Uma das regiões onde o fogo se alastra fica próximo ao distrito de Caraíva, num lugar conhecido como Ponta do Corumbau, muito visitada por turistas durante o Verão, sobretudo no Carnaval. (Foto: ICMBio/Divulgação) O Corpo de Bombeiros da Bahia informou que enviou 37 bombeiros militares – sendo dez deles especialistas em combate a incêndios florestais – e quatro aviões modelo air tractor.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo nublado com chuvas isoladas entre esta terça-feira e quarta em Porto Seguro.