Incentivar a convivência será o maior desafio do século XXI

artigo
15.04.2019, 15:00:00

Incentivar a convivência será o maior desafio do século XXI


O processo de expansão da consciência individual tem um lado negativo: abala as relações sociais. A gradual desintegração de formas tradicionais, dos contatos sociais, com interações face a face, estão sendo substituídas por uma geração hiperindividualista privada da sociabilidade. 

Um dos sintomas do isolamento é a degradação da cidadania. Há pouco espaço para projetos em comum, ações políticas que estejam no horizonte. Obviamente, não é geral, mas os níveis de despolitização da sociedade atual são, sim, preocupantes. Lutar por ideais, manifestar pautas em conjunto, em reuniões e encontros presenciais, é cada vez mais uma exceção, principalmente em sociedades absorvidas pela apologia ao consumismo ou estados autoritários que minam a liberdade.

Outro aspecto preocupante está no campo da educação. Novas formas de ensino, no qual não se incentiva aulas presenciais, é a falência da integração face a face entre professor e estudantes. As discussões em sala, a construção de novas ideias, o compartilhamento às dificuldades de aprendizado, muitas vezes só superadas na interação, e a própria dinâmica de crescimento pessoal e coletivo, é ceifada pelo aprendizado privatista do lar. Infelizmente, um triste processo de hiperindividualização do aprendizado.

Em sociedades com algum avanço tecnológico, vemos no cotidiano a relação de isolamento também na família. Os meios de comunicação têm afastado pais, filhos e parentes; almoçar e jantar juntos, que é um processo importante de integração familiar, é coisa do passado. Cada um vai para seu canto, com seu celular, notebook ou TV em seus cômodos.

Por outro lado, muitas pessoas não desejam constituir família. A competição, a obrigação social de uma vida material sofisticada têm levado homens e mulheres a desistirem de terem filhos e parceiros(as), o que incide na solidão e no desapego a qualquer laço mais afetivo e permanente. É só observar o fenômeno da relação entre humano e máquina no filme Her, de Spike Jonze, ou no documentário Dark Net, atualmente, na Netflix.

Em decorrência de alguns acontecimentos sociais, principalmente a violência urbana, as pessoas também evitam sair de casa e preferem viver no mundo dos serviços de streamings, games, novelas, salas virtuais. O isolamento social atrofia as interações, tornando os encontros presenciais (confraternizações, esportes, idas ao parque, cinema, teatro) cada vez mais raros. Estes comportamentos podem levar a solidão, gerando sintomas psíquicos graves como depressão, ansiedade, melancolia, vícios (pornografia, games), fobias (por exemplo, a nomophobia) e ao suicídio.

Estamos regredindo? O homo sapiens está se tornando antissocial? É urgente restabelecer o vínculo entre pessoas, observar o substrato humano antes das vestes. Incentivar a convivência. Este será o maior desafio do século XXI.


Alan Rangel Barbosa é doutor em Ciências Sociais/UFBA e professor da Faculdade Fundação Visconde de Cairu.

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/campanha-da-samsung-destaca-promocao-para-o-dia-das-maes/
Toda semana, o canal publicará em seu site uma lista com 50 clipes pré-selecionados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-veta-campanha-do-banco-do-brasil-marcada-por-diversidade/
Diretor responsável foi demitido; presidente não gostou da propaganda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/me-assustei-alega-assaltante-que-baleou-homem-no-canela-video-mostra-abordagem/
Leandro foi preso nessa quarta (24); ele já responde por furto e roubo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vingadores-ultimato-revela-o-preco-do-heroismo/
Filme encerra saga de 22 longas que já arrecadaram mais de US$ 18 bilhões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodoviarios-fazem-assembleia-e-atrasam-saida-de-onibus-em-salvador/
Motoristas e cobradores se reuniram em três garagens do Consórcio Integra
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jaqueline-agradece-ajuda-de-reporter-e-carinho-apos-desmaio/
Ela explicou que sofreu uma síncope e diz ainda que já está bem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-os-primeiros-episodios-de-reality-de-moda-baiana/
Salvador Fashion Race conta com 10 competidores: cinco estilistas e cinco blogueiros
Ler Mais