Início de obras no Terminal da Barroquinha é autorizado

Local passará por intervenções na infraestrutura

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2020 às 11:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gil Santos/CORREIO
. por Divulgação/Prefeitura de Salvador

O terminal de ônibus da Barroquinha será reformado. Nesta quarta-feira (26), o prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço para o início das obras. O investimento será de R$ 5,5 milhões, com recursos do município, e o prazo para a conclusão da obra é de seis meses. Ele lembrou que se trata de uma das regiões mais importantes da cidade, citando outras intervenções no Centro.

"Cada equipamento requalificado, cada novo espaço preparado pela prefeitura tem um impacto bastante amplo e significativo, porque não apenas valoriza essa área, mas, principalmente, traz uma perspectiva de expansão econômica, de desenvolvimento, para seu futuro", destacou. 

[[galeria]]

Neto afirmou que o terminal da Barroquinha é um dos mais tradicionais da cidade e que o projeto vai melhorar a funcionalidade do espaço. "No caso da Barroquinha, uma da queixa dos comerciantes é que depois do metrô houve queda do número de ônibus que circulam na região. A gente sabe que para o comércio ser intenso é fundamental que as pessoas cheguem, por isso, a requalificação também terá como objetivo aumentar o volume de pessoas que possam transitar por aqui", disse.  

O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e prevê a implantação de praça com academia de ginástica e quadra poliesportiva, nova iluminação em LED, ordenamento dos ambulantes, reorganização das paradas de ônibus e nova pavimentação em concreto, além de estacionamento.

A presidente da instituição, Tânia Scofield, contou que foram realizadas três reuniões com moradores e comerciantes do bairro para discutir o projeto. Ela citou outras obras realizadas pela prefeitura no entorno da Barroquinha que também estarão conectadas com as mudanças no terminal, como a requalificação da Rua Cônego Pereira, do Mercado São Miguel, e do Terminal do Aquidabã, este último ainda será reformado.

“São grandes obras que vão valorizar e dar outra dinâmica para esse corredor comercial que é extremamente importante. É um polo comercial, um comércio de rua antigo de Salvador. Essas intervenções vão dar mais dinâmica a essa área, e fomentar a economia local. É um projeto que sai do conceito convencional de um terminal de ônibus e cria uma área de lazer importante para a comunidade”, afirmou.

Durante a assinatura da ordem de serviço que aconteceu no canteiro da Barroquinha, algumas pessoas se aproximaram para acompanhar os detalhes do projeto. Foi o caso da técnica de enfermagem Maria Luísa Oliveira, 47 anos, moradora do Santo Antônio.“Eu gostei da ideia. Há muito tempo essa região está no descaso. Todos os dias eu passo por aqui e o que me chama a atenção é que o local está vazio, a sensação é muito estranha. A Barroquinha é um centro turístico, ela precisa ser revitalizada”, disse.As intervenções prometem levar mais áreas verdes para a região, mais cores e facilitar a mobilidade. O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Luciano Sandes, disse que as intervenções vão aumentar a quantidade de público, melhorar o comércio e valorizar ainda mais o Centro Histórico.“Além da questão para atendimento dos ônibus, teremos paisagismo, iluminação em LED e espaço para convivência, como parque e quadra, para que as pessoas que moram no entorno possam conviver com uma área requalificada e tenham uma opção de lazer, principalmente, nos fins de semana”, contou.O prazo de entrega da obra é de seis meses. A prefeitura anunciou que também vai requalificar o terminal do Aquidabã, e que a ordem de serviço será assinada em breve.