Inscrições para lista de espera do Sisu 2019 terminam nesta terça-feira (5)

Os candidatos interessados devem acessar o site do programa

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 14:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Termina hoje (5), as inscrições na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os estudantes que não foram selecionados em nenhuma das opções de cursos na chamada regular. Nessa fase, é possível se candidatar às listas da 1º ou 2º opção escolhida no momento da inscrição do programa.

Os interessados em participar devem acessar sistema até às 23h59 e, no boletim do candidato, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do SiSU. É importante se certificar que a manifestação foi realizada. Ao final do procedimento, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

As convocações dos selecionados acontecerão a partir de 07 de fevereiro, mas o acompanhamento da lista de espera não é possível no sistema do SiSU e sim junto a cada instituição de ensino.

Sisu 2019

Nesta edição, o Sisu oferece mais de 235 mil vagas em 129 instituições públicas do país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação.

Balanço do programa

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019 recebeu apenas 1,8 milhão de inscritos nas 235 mil vagas ofertadas em 130 Instituições de Ensino Superior do país. O número de participantes do SiSU 2019.1 equivale a apenas 51% das 3,5 milhões de pessoas que preenchiam os requisitos necessários.

A informação é do Ministério da Educação (MEC) e, segundo o órgão, o número de candidatos é o menor desde 2012. Na ocasião, houve 1,6 milhão de pessoas em busca de 108 mil vagas disponíveis em 95 IES.