Instalada em Nazaré, primeira geladeira comunitária de Salvador já pode ser utilizada

Eletrodoméstico tem como objetivo incentivar a solidariedade

  • Foto do(a) author(a) Redação iBahia
  • Redação iBahia

Publicado em 11 de novembro de 2015 às 20:17

- Atualizado há um ano

Uma geladeira no meio da rua em Salvador? Esta é a proposta do projeto da marca de camisetas Euzaria, em parceria com a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que busca incentivar a solidariedade. O equipamento foi instalado na terça-feira (10), na rua Santa Clara do Desterro, no bairro de Nazaré.

A capital baiana é a primeira cidade do Nordeste a ganhar o eletrodoméstico no meio da calçada, seguindo os moldes de cidades como Goiânia (GO) e Taubaté (SP), além de países europeus.(Foto: Eli Cruz/iBahia)O iBahia esteve no local, por volta das 15h desta quarta-feira (11), mas não encontrou movimentação e nenhum alimento na geladeira. No entanto, Zé Pimenta, um dos criadores da empresa fundadora do projeto, contou ao portal que pela manhã o local estava com uma diversidade de comidas. "Vai da consciência de cada um. Mas a repercussão está sendo muito boa", disse.

O equipamento funciona 24h e qualquer pessoa pode contribuir ou pegar uma alimento. "Existem algumas restrições, como não colocar comida crua, deteriorada ou fora da validade. Podem ser colocados sucos, muita água, iogurte, quentinha que acabou sobrando e frutas, por exemplo", explicou o criador.(Foto: Eli Cruz/iBahia)Ele também contou que já chegaram a levar um pacote de macarrão instantâneo, mas que foi retirado pela equipe do IBCM, pois devem ser incluídos alimentos já cozidos.Ao iBahia, Pimenta revelou que tem como plano implantar mais 10 unidades por bairros de Salvador até junho de 2016. "A gente acredita que, se não funcionar, pelo menos despertamos uma mudança nas pessoas", concluiu.