Instituto do Vale do Silício vai impulsionar startups baianas; veja como participar

Também serão oferecidos vários cursos gratuitos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de março de 2019 às 13:57

- Atualizado há um ano

Um instituto com sede no Vale do Silício vai lançar em Salvador um projeto que tem a intenção de impulsionar pelo menos 50 startups neste ano. O projeto “Startup Launch Program“ será lançado na cidade pelo Founder Institute, uma importante incubadora de empresas inovadoras. Os interessados em ver suas ideias serem lançadas no mercado devem fazer as inscrições no site do instituto até 19 de maio. Os encontros acontecem entre 23 de maio e 9 de setembro. Também serão oferecidas bolsas e vários cursos gratuitos.

Quatro lideranças foram escolhidas pelo projeto para aplicar metodologias empreendedoras na cidade, servindo como uma espécie de mentores para os participantes. Entre eles estão Leka Hattori e Rodrigo Paolilo, presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e CEO do Grupo Rede Mais+. Todos passaram por um treinamento e estão aptos a compartilhar metodologias já conhecidas na região americana famosa por concentrar grandes empresas mundiais.

Quem já tem uma startup ou uma ideia pode participar do programa. Mas, para isso, deve fazer o investimento que corresponde a U$ 600. Durante os encontros, os líderes devem compartilhar ideias, metodologias, além de estabelecer uma forte rede de contatos. 

No entanto, quem não pode fazer o investimento vai poder ter a chance de fazer parte de cursos gratuitos [confira lista abaixo]. O projeto também oferecerá duas bolsas de insenção de pagamento. Para isso, na hora da inscrição, o candidato deve apresentar sua ideia de startup que será avalida pelos mentores.

De acordo com Leka Hattori, essa é a chance de empreendedores que têm ideias e ambição de se capacitar e ver seu negócio sendo impulsionado com metodologias já testadas no Vale do Silício. "Ele é voltado, na verdade, não apenas para quem já tem uma startup em funcionamento, mas, também, para quem tem uma ideia e vontade de empreender nesse segmento", disse Hattori. A Startup Launch Program está presente em outras capitais do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Salvador é a primeira capital do Nordeste a receber a iniciativa. 

"Serão encontros presenciais através de módulos que trazem ferramentas e conteúdos que vão ser adaptadas a realidade local", adiantou Rodrigo.  

Eventos gratuitos 

Para participar clique no link e faça a inscrição

De empregado a empreendedor 

No evento "Empregado para Empreendedor", você pode ouvir as histórias, dicas e práticas recomendadas daqueles que deixaram seus empregos para buscar sua própria empresa de startups. Ouça as experiências de pessoas como você que fizeram a transição e discuta quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha. Como você sabe se tem uma boa ideia? Quais são os primeiros passos de uma jornada empreendedora? 

Data: 18 de marçoEndereço: Rede+ Tancredo Neves, Av. Tancredo Neves, 450, Sala 1102 Horário: 18h30

Como conseguir dinheiro em Salvador? 

Workshop básico de como captar recursos, que irá apresentar dicas práticas passo-a-passo de empreendedores que captaram recursos e de investidores que estão investindo em startups.

Data: 1° de abrilEndereço: Edifício Office & Pool, SANARHorário: 18h30

Salvador Startup Co-Founder Matching with Clara Ideia and ABRH

Workshop onde os participantes terão a oportunidade de interagir e acelerar as ideias de inicialização entre si

Data: 8 de abrilLocal: Rede+ Tancredo Neves, Av. Tancredo Neves, 450, Sala 1102 Horário: 18h30

Aprenda como apresentar seu projeto com empreendedores

Em 3 horas, o workshop intensivo vai ajudar a melhorar as habilidade de apresentação de ideias e projetos e a entender os componentes de uma apresentação de alto impacto. Como você está vendendo seu negócio para seus colaboradores, clientes e investidores? Quais os erros mais comuns de apresentação que fazem parecer que você não tem experiência? Qual a melhor maneira de apresentar o seu negócio?

Data: 22 de abrilLocal: Rede+ Tancredo Neves , Av. Tancredo NevesHorário: 18h30

Como Criar Sua Startup em Salvador?

Neste evento "Como criar sua startup em Salvador" nós teremos representantes de diferentes organizações de empreendedorismo e empreendedores TOP que irão apresentar os recursos na cidade e fornecer dicas valiosas de como construir a sua startup em Salvador.

Data: 6 de maioLocal: Hub Salvador, Avenida da Franca ,393, ComércioHorário: 18h30

Founder Hotseat: Feedback Honesto dos Principais Empreendedores

Durante o evento, os participantes irão vão fazer o pitch das suas idéias para 3 experts, que irão dar uma nota, de 1 a 5 (não tem 3) para cada pitch e dar feedback sincero para cada empreendedor. Mesmo se você não quiser fazer seu pitch, você está convidado para participar, ouvir as idéias das outras startups e observar como os experts analisam e avaliam novos negócios.

Data: 13 de maioLocal: Rede+ Tancredo Neves, Av. Tancredo Neves, 450, Sala 1102 Horário: 18h30