Investigada da farra de diárias do Detran será ouvida pela Corregedoria do Estado amanhã

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 14 de agosto de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma das servidoras investigadas por suspeita de participação na farra de diárias do Detran será ouvida nesta quinta-feira (15) pela Corregedoria-Geral do Estado, no âmbito do processo administrativo disciplinar que tramita contra ela na Secretaria Estadual da Administração (Saeb).

Na ocasião, terá que justificar o recebimento ilegal de pelo menos 15 diárias por mês durante três anos, mas encontrará dificuldades para convencer a comissão de sindicância. Isso porque a equipe da Saeb responsável pelo processo reuniu um conjunto de provas robustas que confirmam o recebimento ilegal do benefício. Entre as quais, registros de presença das audiências judiciais em que a servidora atuou como advogada da procuradoria do Detran, realizadas nos mesmos dias em que ela deveria estar viajando.

Caixa de Pandora A nova investigação do Tribunal de Contas do Estado sobre o esquema de diárias, revelada pela Satélite na última sexta-feira, levou a Saeb a instaurar segunda-feira (12) mais 15 processos disciplinares contra servidores do órgão.

Festa de despedida Integrantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) festejaram ontem o voto do ministro Edson Fachin, do Supremo, favorável ao afastamento do baiano Aroldo Cedraz do cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele é acusado de tráfico de influência e recebimento de propina para beneficiar a construtora UTC em processos do tribunal relativos a usina de Angra.

Autora denúncia, a PGR avalia que, como relator das ações da Lava Jato no Supremo, Fachin é seguido pelos demais integrantes da Segunda Turma  da  Corte na imensa maioria dos julgamentos sobre casos de corrupção.

Além da palavra Em seu voto, Edson Fachin citou a existência de indícios que reforçam depoimentos de delatores sobre o favorecimento da empreiteira por Aroldo Cedraz. Sobretudo, dados obtidos na quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos acusados, incluindo o advogado Tiago Cedraz, filho do ministro do TCU e acusado de arrecadar propina em nome do pai.

Após a fala do relator, o julgamento foi suspenso e será retomado em 27 de agosto, com os votos dos outros quatro membros da Segunda Turma do Supremo: Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia.

Modo de espera A cúpula do DEM ainda não obteve resposta do deputado federal Alexandre Frota sobre a proposta para se filiar ao partido. Eleito por São Paulo, Frota foi defenestrado do PSL nesta terça-feira (13), após disparar publicamente críticas ao presidente Jair Bolsonaro. “Tem chances (de Frota ingressar no DEM). O convite foi feito, mas ele ainda não respondeu”, afirmou o prefeito ACM Neto, presidente nacional da sigla, ao ser indagado se a expulsão selava o embarque dele no DEM.

Som na caixa O governo federal autorizou a produtora baiana Caderno 2 a captar R$ 1 milhão via Lei Rouanet para viabilizar a edição 2019 do projeto MPB Petrobras, que promove apresentações de artistas tarimbados e emergentes em grandes cidades do Norte e Nordeste.