Investigado por morte de jovem baleada em São Cristóvão é incluído no Baralho do Crime

Jamile Sanches Araújo, de 18 anos, passava de carro com os pais quando foi atingida

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2022 às 13:37

. Crédito: .

O Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pùblica (SSP-BA) foi atualizado, incluindo mais um acusado de homicídio e associação criminosa. Elizeu Costa Rodrigues de Souza, 20 anos, ocupa agora a carta do Rei de Espadas. O baralho é uma ferramenta da SSP para ajudar a divulgar pessoas foragidas.

Segundo a SSP, Elizeu é responsável por crimes que aconteceram no bairro de São Cristóvão. Ele foi denunciado em janeiro desse ano pela morte de Jamile Sanches Araújo, de 18 anos, no Planeta dos Macacos.

O crime, em outubro do ano passado, aconteceu quando Jamile passava de carro com os pais pela Rua da Adutora. Quatro homens armados abriram fogo contra o carro e seus ocupantes - Elizeu era um deles, segundo a investigação.

Um dos tiros atingiu Jamile, que morreu. 

O Baralho do Crime é usado pela SSP desde 2011. A ideia é incentivar a população a ajudar a polícia. Todas as 52 cartas ficam disponíveis no site do Disque Denúncia. É possível fazer denúncia anonimamente. 

Crime A bolha de proteção da família para tentar dar mais segurança à estudante Jamile Sanches Araújo Miranda, 18 anos, não conseguiu evitar que ela fosse mais uma vítima da violência. Jamile estava no carro com os pais quando foi baleada no bairro de São Cristóvão, na noite dessa quarta-feira (27).

Segundo informações de familiares, Jamile tinha ido ao cinema com os pais e uma amiga, que não via há 2 anos. Na volta, o pai de Jamile resolveu dar uma carona para a jovem, que morava na Rua Iolanda Pires. Jamile tinha ido para o cinema com uma amiga e foi morta quando estava com os pais, dentro do carro (Foto: Reprodução/TV Bahia) A amiga de Jamile fez todas as indicações para que eles chegassem e saíssem do local com segurança, mas, na hora de sair do bairro, eles foram abordados por dois homens armados, que mandaram a família sair do local com brevidade. Depois, outros dois homens apareceram atrás do carro, também armados, e atiraram. Um tiro foi para o alto e o outro, na direção do carro, atingindo Jamile na cabeça.

"Vimos dois meliantes apontando a arma para gente e mandaram a gente voltar de ré e eu voltei de ré. Por estar voltando de ré, e saíram mais duas pessoas na rua e não percebi fizemos a manobra pelo final da rua. Por nós termos passado um pouco antes e termos passado com sucesso, eu já estava com uma velocidade acima do permitido, tentando sair dali. Ao chegar em um certo ponto, eu não vi mais ninguém. O meliante saiu e eu não percebi, só vi quando já estava do meu lado, do motorista, e ele deu dois tiros. Minha esposa disse que ele deu um para cima e o outro tiro atingiu o vidro do carro, o encosto, e depois a cabeça da minha filha", relatou o pai em entrevista à TV Bahia. 

"A luz interna estava acesa, farol baixo, com todo o protocolo de segurança. Segundo o pai, dava para ver que só estavam os três no carro, mas mesmo assim, o cara atirou na maldade, pra matar e atingiu ela na cabeça, que estava sentada no banco de trás", detalhou o parente.

Jamile era filha única do casal, que está em choque com a perda. "Os pais estão em estado de choque. Ela era filha única deles. E era muito querida. Eles tinham tanto cuidado com ela, por conta da violência, que não deixavam ela pegar ônibus e no entanto ela morreu dentro do carro", desabafou o parente."Nesses 18 anos eu tentei evitar isso, nunca deixei ela andar sozinha, de ônibus, de metrô, porque eu tinha muito medo de acontecer alguma coisa", disse o pai em entrevista à TV Bahia.A jovem já tinha concluído o ensino médio e se preparava para ingressar no ensino superior. "Era uma menina exemplar. Já tinha concluído os estudos e sonhava fazer medicina veterinária. Toda a família está arrasada. Ela tinha acabado de completar 18 anos no dia 24 de setembro", lamentou.