Ivete comanda virada, Gigante faz a festa... Veja o que rolou no festival

salvador
31.12.2019, 18:03:00
Atualizado: 01.01.2020, 00:47:08
Público vai chegando para curtir o Réveillon no Festival Virada (Monique Maione/CORREIO)

Ivete comanda virada, Gigante faz a festa... Veja o que rolou no festival

Queima de fogos, que terá 28 toneladas de artefatos pirotécnicos, vai durar 15 minutos

Chegou o grande dia! O Réveillon chegou e a festa continua no Festival Virada Salvador. A programação hoje inclui Lincoln & Duas Medidas, Léo Santana e Ivete Sangalo comandando a contagem regressiva para a chegada de 2020, entre outros artistas. A entrada na arena pode ser feita por dois acessos controlados, com revistas: um para quem chega da Boca do Rio e outro do Jardim de Alah (veja mais abaixo).

A queima de fogos que marca a chegada do novo ano contará com 28 toneladas de artefatos pirotécnicos, apenas para a Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio, onde ocorrem os shows. A exibição terá uma tecnologia que segue uma tendência mundial de diminuir os ruídos dos fogos. Ao todo, 1,6 mil cores poderão ser vistas durante a queima, que vai durar 15 minutos.

Vamos acompanhar juntos os principais momentos da noite!

***

Voltaremos neste dia primeiro com mais informações de bastidores e notícias completas do evento. Aproveite e relembre tudo o que aconteceu neste quarto dia de evento abaixo. Continue acompanhando a cobertura no Instagram do CORREIO (@correio24horas).

00h00 ● Feliz 2020!

(Foto:Monique Maione/CORREIO)

23h50 ● Rainha do Réveillon

“A possibilidade de tocar em Salvador é sempre fantástica. Eu acho massa tocar em Salvador. Normalmente eu tocó aquí e depois faço outra festa que é a Simplesmente Luxo, em Praia do Forte, e poder ficar na minha cidade é um presente muito grande. Estou feliz que essa festa está se tornando uma tradição de Salvador”, disse Ivete

(Foto: Monique Maione/CORREIO)

23h ● Tome música!

Um pouquinho do Gigante no palco

22h14 ● Mais novidade

A noite está só começando. O prefeito ACM Neto acaba de anunciar umais uma atração para noite do dia 31 do Festival Virada Salvador. O cantor Denny sobe ao palco depois da banda Saia Rodada e segue animando o publico até às 6h30 da manhã. “Resolvemos esticar a festa com esta apresentação surpresa por conta do cancelamento das apresentações de Alok, Wesley e Safadão,  Psirico”, disse o prefeito que também já adiantou que os artsitas que não conseguiram se apresentar ontem por conta da chuva já são presenças confirmadas na grade de atrações do Festival da Cidade, previsto para o mês de março: “Serão apresentações gratuitas. É mais uma forma de compensar os fãs para que ninguém fique no prejuízo”, completou.

(Foto: Priscila Natividade/CORREIO)

21h50 ● Hora do show!

Léo Santana no palco para o penúltimo show antes da virada!

(Foto: Monique Maione/CORREIO)

21h10 ● Gigante na área

Léo Santana deu entrevista antes de entrar no palco do Festival Virada. Durante a coletiva de imprensa, Léo disse que o show de hoje promete: "O repertório está afiadissimo. Será 1h15 de show e eu meio que me virei nesse tempinho para trazer desde 'Apaga a luz e toma' a 'Contatinho. Vou trazer também as parcerias que gravei, como o hit com Ludmilla", adiantou.

(Foto: Priscila Natividade/CORREIO)

21h02 ● Conquistou o festival

Muita música, pirotecnia e animação com Dennis DJ

(Foto: Tiago Caldas/CORREIO)

20h40 ● Mais um pouco!

Show continua empolgando o público. Sente só:

20h14 ● Sucesso!

Segunda atração da noite do Festival Virada Salvador, Dennis DJ está 'incendiando' a Arena Daniela Mercury. Já rolou pancadão e muito baile de favela com hits como 'Parado no Bailão' e 'só você'. "Bota a mão para o alto quem está muito louco", provocou.

20h07 ● Curta um pouco

Palco está montando especialmente para o DJ, com dois anões usando trajes de "Denis" e seu nome ao centro. Também há um jogo de luz especial

20h00 ● Hora do DJ!

Dennis DJ já está colocando o público para curtir sua mistura de funk, EDM e hip hop

(Foto: Monique Maione/CORREIO)

19h30 ● Dia de encontrar o contatinho

E aí como estão os contatinhos? Para os amigos  Valter Carvalho, Everton Saraiva e Wilian Alves não revelam a quantidade, mas o balanço é positivo: "Os contatinhos estão chegando", garante Valter.

(Foto: Priscila Natividade/CORREIO)

19h28 ● Na expectativa!

Já tem gente fazendo o L na Arena. Os amigos Tailan Assis, Jean Araújo e Graci Muniz já estão prontos para a quebradeira com o gigante Léo Santana. "É um cara que veio da favela, é negro. Tudo isso conta. Ele tem vivência, representa todos nós", afirma Tailan.

(Foto: Priscila Natividade/CORREIO

19h18  ● Despedida

Lincoln agradece o público e encerra o show, que misturou vários estilos musicais e colocou a galera para dançar

(Foto: Tiago Caldas/CORREIO)

19h05  ● Mais pagodera

De volta ao pagode, Lincoln manda "Diferenciada", do Parangolé, em homenagem às mulheres empoderadas. Depois é a vez de "Crush Blogueirinha", de Léo Santana, que também se apresenta hoje no Festival Virada. "Hoje ela perde a linha", canta Lincoln.

19h00  ● Novidade!

Lincoln apresenta aposta para o Carnaval, a música "Carnavrau". "Imagina essa música no Furdunço", diz o cantor. Veja o clipe da canção, gravado no Pelourinho.

18h53  ● Hora do funk

Lincoln embala uma sequência com funks. Primeiro "Surtada" e depois "Tu ta na gaiola". Na sequência foi a vez de "Eu Vou pro Baile da Gaiola"

18h35  ● Curta um pouquinho do som de Lincoln!

18h20  ● Começou!

Lincoln dá início à noite com o Duas Medidas. "Quem vai ficar rico em 2020 joga a mão pra cima", convoca o cantor

(Foto: Priscila Natividade/CORREIO)

17h43  ● Público vai chegando para o grande dia

A frente do palco já está tomada pelos fãs mais dedicados

(Foto: Monique Maione/CORREIO)

Como chegar ao Festival?

Entre os dias 28 e 31 de dezembro, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai prolongar o horário de atendimento de 32 linhas de ônibus, que vão circular das 14h até 6h da manhã do dia seguinte. Neste mesmo período, 56 veículos extras da frota reguladora também serão disponibilizados diariamente, das 22h às 6h, nas imediações do evento. 

A Semob também criará a linha Estação Pituaçu x Boca do Rio, que contará com 36 veículos, e vai operar das 18h à meia-noite, atendendo aos usuários que utilizam o metrô e desejam se deslocar até o evento. No dia 1º, esta linha especial vai operar das 12h até 0h.

(Fotos: Jefferson Peixoto/Secom/PMS)

As atrações deste domingo (29)

Durval Lelys
Dj Leandro Vitrola (Pocket Virada)
Paralamas
LED (Pocket Virada)
Anitta
Dj Giulia Ciotti (Pocket Virada)
Luan Santana
Mr. Armeng (Pocket Virada)
Simone e Simaria
La Fúria

O que mais tem?

Além dos shows, da roda-gigante e da tirolesa, o público vai poder curtir a Vila Gastronômica, que dispõe de cerca de 40 estandes com um cardápio variado. A partir das 18h já é possível curtir atrações como a roda-gigante e, a partir das 17h, a tirolesa.

Confira como e onde vão funcionar os principais serviços da festa

Linhas de ônibus 
Para quem vai à festa utilizando o transporte público, uma das opções é seguir por uma das 32 linhas de ônibus disponíveis para chegar ao local. Ao todo, a frota é composta por 400 veículos que passam pelos os principais pontos da cidade. 

Outros 56 coletivos extras fazem parte da frota reguladora, que será utilizada de acordo com a demanda. O horário de atendimento dessas linhas será prolongado: deste sábado (28) a terça-feira (31), serão 32 linhas com horário prolongado das 14h até 6h da manhã do dia seguinte. A frota será das 22h às 6h na Boca do Rio, imediações do evento.

Uma linha especial para o festival será criada: Estação Pituaçu X Boca do Rio, que deve atender aos usuários que utilizam o metrô. Com 36 veículos, vai operar das 18h às 0h, com ponto de embarque e desembarque na Avenida Simon Bolivar, em frente à farmácia Drogasil.

Na quarta-feira (1º), no Pôr do Som, as linhas terão o atendimento prologando até 1h da manhã de quinta-feira (2). Além disso, serão disponibilizados 18 veículos da frota reguladora de 12h até 0h.A linha especial Estação Pituaçu X Boca do Rio funcionará das 12h até 0h.

Linhas que vão operar até 6h
CÓDIGO    LINHA

  • 0218 Ribeira - Pituba
  • 0324 Marechal Rondon - Pituba
  • 0345 Boa Vista de São Caetano – Pituba
  • 1508 Pirajá Rv – Pituba
  • 1538 Conjunto Pirajá – Pituba
  • 1611 Paripe – Pituba
  • 1616 Plataforma – Pituba
  • 1634 Alto de Coutos – Pituba
  • 1637 Mirante Periperi – Boca do Rio
  • 1643 Fazenda Coutos – Pituba
  • 1644 Base Naval – Pituba
  • 1645 Alto de Santa Terezinha/Rio Sena - Pituba
  • 1114 Pernambués – Pituba
  • 1129 Cabula VI – Pituba
  • 1247 Tancredo Neves/Conj. Arvoredo – Estação Imbuí
  • 1231 Sussuarana – Barra R2
  • 1238 Jardim Santo Inácio – Pituba
  • 1305 Castelo Branco – Pituba
  • 1305-03 Castelo Branco – Aeroclube
  • 1356 Nova Brasília – Pituba
  • 1363 Pau da Lima – Aeroclube
  • 1410 Cajazeiras 11 - Boca do Rio
  • 1420 Boca da Mata – Pituba
  • 0412 Duque de Caxias - Pituba
  • 0422 Pero Vaz - Itaigara
  • 0426 Santa Monica - Pituba
  • 0520 Cosme de Farias – Vale dos Rios
  • 0911 Vale dos Rios – Trobogy/Vl 2 de Julho
  • 0932 Rio das Pedras – Campo Grande R2
  • 1030 Praia do Flamengo – Pça da Sé R1
  • 1034 Parque São Cristóvão – Barroquinha
  • 1018 Alto do Coqueirinho – Campo Grande

Pontos de ônibus

  • Para as linhas sentido Centro: dois pontos para embarque e desembarque na Avenida Octávio Mangabeira (um em frente ao antigo restaurante Agdá e outro em frente ao restaurante Iemanjá). 
  • Para as linhas sentido Itapuã: as opções são o ponto na Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao restaurante Iemanjá, ou o ponto provisório, na Praça Osório Vilas Boas.

Durante todo o período, 140 agentes da fiscalização de transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vão fazer o monitoramento em tempo real de todas as linhas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).

Transporte complementar 
Os 300 micro-ônibus do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec) vão operar todos os dias até às 5h da manhã do dia seguinte. 

Metrô
O funcionamento do sistema metroviário será normal: das 5h à meia-noite, todos os dias.

Táxis 
Os pontos de táxis serão sinalizados com blimp, na Avenida Octávio Mangabeira. 

  • Em frente ao Imeja (sentido Itapuã); 
  • Em frente restaurante Iemanjá (sentido Itapuã)

Mototáxi
Haverá um ponto nas imediações do evento, logo depois do ponto de táxis, na Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Imeja.
Só terão autorização para permanecer na área restrita os cerca de 1,5 mil mototaxistas regulamentados pela prefeitura. 

Estacionamento 
Haverá cerca de 1,2 mil vagas de Zona Azul ao longo da Avenida Octávio Mangabeira. Os valores será o tradicional para essa modalidade de estacionamento: R$ 3 por duas horas, R$ 6 por seis horas, e R$ 9 por 12 horas. É possível pagar com os operadores ou usar os apps da Zona Azul Digital. 

As vagas estarão disponíveis nos seguintes locais: 

  • Em frente ao restaurante Cubanakan; 
  • Em frente ao Hotel Alah Mar; 
  • Na Avenida Octávio Mangabeira (sentido Itapuã), na faixa à direita entre o Jardim de Alah e o supermercado Walmart;
  • Em frente ao Parque de Pituaçu (sentido Pituba);
  • Em frente às quadras na Boca do Rio (sentido Itapuã); 
  • Na Avenida Octávio Mangabeira (sentido Itapuã), a partir do cruzamento com a Avenida Jorge Amado;

Serão disponibilizadas, ainda, 324 vagas na área interna do novo Centro de Convenções, por R$30.

Onde será proibido estacionar?

  • Em ambos os sentidos da Avenida Octávio Mangabeira, nos trechos em frente ao Aeroclube e o Parque Atlântico; 
  • Também na Avenida Octávio Mangabeira, ambos os sentidos, a partir do restaurante Yemanjá até o cruzamento com a avenida Jorge Amado; 
  • Avenida Simon Bolívar; 
  • Rua Carimbamba; 
  • Avenida Iemanjá (sentido Pituba), em frente às edificações;
  • Avenida Jorge Amado, entre a Rua da Amendoeira do Jardim Imperial e a orla;

Uber, 99POP e outros apps
Os passageiros de transporte por aplicativo terão pontos específicos para embarque e desembarque (que também devem ser usados por veículos particulares):

  • Avenida Octávio Mangabeira, nas imediações do restaurante Yemanjá (sentido Itapuã); 
  • Avenida Octávio Mangabeira, a partir do campo de futebol ao lado da escola Imeja (sentido Pituba);

​​​​​Bombeiros 
Ao todo, serão 170 bombeiros militares divididos nos cinco dias, trabalhando sempre a partir das 16h. Eles trabalham em grupos de seis profissionais com mochila de primeiros socorros e uma padiola, que é um tipo de maca flexível para prestar primeiros atendimentos. 

Haverá bombeiros dos três grupamentos de Salvador, com coordenação do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (Iguatemi). 

Polícia Militar
A segurança vai ser reforçada com a presença de cerca de dois mil policiais militares. Eles cuidarão do patrulhamento, da revista nos dois portais de acesso à arena, de bloqueios de trânsito, serviços de inteligência, e rondas nas áreas adjacentes.

A novidade desse ano é que será a primeira edição do festival com a tecnologia de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. Os portais de acesso vão ser equipados com câmeras de videomonitoramento, detectores de metal e efetivo qualificado para as revistas. 

Também haverá reforço nas áreas externas, por meio do Esquadrão de Motociclistas Águia, da Operação de Repressão a Roubos a Ônibus e Veículos, do Esquadrão de Polícia Montada (Cavalaria) e do Grupamento Aéreo da PM. 

Guarda Municipal
Além da PM, 550 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) vão trabalhar na arena, com foco no patrulhamento preventivo e na segurança. Eles devem monitorar o evento através de 16 câmeras instaladas na região.

Postos de saúde
Um módulo assistencial, que deve funcionar nos mesmos moldes que os do Carnaval – foi instalado na Arena Daniela Mercury, ao lado do posto da Polícia Militar. Neste sábado (28) e até segunda-feira (30), o funcionamento será das 18h às 6h do dia seguinte. Na terça-feira (31), o atendimento é das 19h às 7h do dia seguinte. Na quarta-feira (1º), o funcionamento será das 15h às 3h.

A equipe é composta por mais de 100 profissionais envolvidos (entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e condutores), 20 leitos equipados com suporte avançado de vida e duas ambulâncias de prontidão para o transporte imediato de possíveis ocorrências com maior gravidade.

Outros 16 postos de urgência 24 horas da rede estadual, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); a Emergência do Hospital Municipal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 funcionarão todos os dias, ininterruptamente, servindo de retaguarda para as ocorrências de maior complexidade. No Pronto Atendimento Alfredo Bureau, que fica no Marback, haverá o reforço de equipes para os casos que precisarem de avaliação com especialistas e/ou exames complementares.    

Comidas e bebidas 
A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) registrou 600 ambulantes que devem trabalhar na parte interna da festa. Já na área externa da arena, são esperados entre mil e 1,5 mil vendedores informais. 

Poluição sonora 
De acordo com a Semop, 24 fiscais de Combate e Controle a Poluição Sonora vão trabalhar dentro e fora do evento, além de 10 viaturas para apoio em todas as ações.

Salva-vidas
Durante todos os dias de festa, 30 prepostos da SalvaMar vão estar de plantão na área do evento.   

Banheiros
Serão disponibilizados mais de 600 sanitários químicos dentro da arena. Confira a localização no mapa do evento:

(Imagem: Divulgação)

Onde vai ter queima de fogos em Salvador? 
Além do Festival Virada, na Boca do Rio, a prefeitura vai disponibilizar queima de fogos de artifício em outros 18 locais de Salvador, incluindo as ilhas de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos. 

  • Boca do Rio - 2 pontos (Festival Virada)
  • Barra
  • Rio Vermelho 
  • Amaralina
  • Jardim de Alah 
  • Patamares 
  • Itapuã 
  • Cajazeiras 
  • Periperi 
  • Paripe 
  • Ribeira 
  • Boa Viagem 
  • Santo Antônio Além do Carmo
  • Praia de Paramana (Ilha dos Frades)
  • Praia Grande (Ilha de Maré)
  • Santana (Ilha de Maré)
  • Bananeiras (Ilha de Maré)
  • Centro (Ilha de Maré)
  • Ilha Bom Jesus dos Passos

Programação completa

Terça-feira (31/12)
Lincoln & Duas Medidas
Old Boys (Pocket Virada)
Dennis Dj 
Manigga (Pocket Virada)
Léo Santana 
Dakaza (Pocket Virada)
Ivete Sangalo (comanda a virada do ano novo)
Filhos de Gandhy (participação)
Dj Mirtys Spencer (Pocket Virada)
Jorge e Mateus
Dj Santz (Pocket Virada)
Saia Rodada

Quarta-feira (1º/01)
Danniel Vieira
Cronista do Morro (Pocket Virada)
Ilê Ayê
Daniela Mercury
Aiace (Pocket Virada)
Olodum
Ylaa (Pocket Virada)
Saulo

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas