Jean-Paul Belmondo, astro da nouvelle vague, morre aos 88 anos

Francês estava em casa em Paris e morreu "calmamente", diz advogado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2021 às 12:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

O ator francês Jean-Paul Belmondo morreu, informou nesta segunda-feira (6) a agência de notícias francesa AFP, citando o advogado do artista.

O artista morreu aos 88 anos em sua casa em Paris. "Ele estava muito cansado havia algum tempo. Ele morreu calmamente", disse o advogado, Michel Godest.

Belmondo foi um dos grandes nomes da nouvelle vague francesa, movimento do cinema que desafiou os filmes convencionais na década de 1960. Depois, ele se tornou um dos atores mais famosos da França, fazendo filmes de ação e comédia.

Ao longo de sua carreira de mais de 50 anos, ele apareceu em 80 filmes, incluindo longas populares e outros de cinema de autor, trabalhando com vários diretores como François Truffaut e Jean-Luc Godard. Entre os clássicos que protagonizou estão "Acossado" (1960) e "O Homem do Rio" (1964). Ao lado de Jean Seberg em Acossado (Foto: Divulgação) Belmondo nasceu em abril de 1933, filho de um pai escultor e mãe pintora. Ele cresceu em um subúrbio parisiense e passou a infância em escolas de elite. O jovem Belmondo preferia se dedicar aos esportes do que aos estudos.

Aos 15 anos, ele começou uma carreira amadora no boxe. Doente com tuberculose, ele passou um ano sabático afastado de tudo e depois começou a pensar em ser ator. Ele tentou e falhou duas vezes em entrar para a famosa Academia de Artes Dramáticas, mas conseguiu uma vaga, finalmente, em 1952.