Joca Guanaes recebe Bob Wolfenson no Segundou

No programa, fotógrafo falou sobre seus 52 anos de carreira

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 1 de agosto de 2022 às 20:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: reprodução/Instagram

O Segundou dessa semana (1) recebeu o fotógrafo Bob Wolfenson, um dos mais renomados do Brasil, de carreira internacional também consolidada. O profissional falou sobre seus 52 anos de atividade durante o programa, apresentado no perfil do Correio no Instagram pelo publicitário e consultor Joca Guanaes.

 Bob Wolfenson começou a fotografar precoce e despretensiosamente aos 16 anos, após a morte do pai. No afã de encontrar um hobby para preencher a dor do luto e ajudar a mãe financeiramente, calhou por conseguir um emprego no estúdio da Editora Abril ao mesmo tempo em que estudava Ciências Sociais. Wolfenson entrou como estagiário e saiu fotógrafo. 

Nesse princípio, havia um sentimento de baixa autoestima e não-pertencimento. Bob passou as primeiras décadas de trabalho sentindo-se “medíocre”. Foi só em 82, depois de abrir seu próprio estúdio com amigos, que o retratista tomou coragem e se mudou para Nova Iorque para bater à porta de renomados fotógrafos de moda em busca por uma oportunidade como assistente. À época, o incensado Bill King, autor de famosas capas da Vogue americana, foi quem o contratou. Ao lado de King, Bob já revelou ter vivido um período de intensa aprendizagem. E trouxe toda essa experiência na mala, o que abriu caminhos por aqui.  

Logo, Bob foi convidado para assinar algumas imagens da Vogue brasileira. A partir disso, a fotografia o tomou por inteiro. Por um longo período, ele também executou célebres ensaios nus da extinta Revista Playboy. Como Roberto foi o artista por detrás de fotos monumentais de mulheres como Maitê Proença, Cleo Pires, Nanda Costa e Alessandra Negrini.  A formação humanista lhe fez bem, pois foi o ofício de retratista que o vestiu melhor e ele, já como Bob, passou a clicar imagens lendárias de personalidades como Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica, Caetano Veloso, Lula, Fernanda Montenegro, Gisele Bündchen... E assim persevera até hoje, aos 68 anos, pai de três filhas adultas e casado há mais de 30 anos. 

Confira a entrevista:

[[embed]]