Jornalista encontra local exato do papel de parede do Windows XP

em alta
28.02.2021, 10:24:35
Atualizado: 28.02.2021, 10:27:44
(Foto: Reprodução)

Jornalista encontra local exato do papel de parede do Windows XP

Fotografia tirada em 1996 ganhou o mundo

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Quem já usou o sistema Windows XP com certeza já se deparou com a imagem de uma colina com um céu azul salpicado de nuvens. A clássica paisagem retratada no papel de parede teve sua localização encontrada por Grant Marek, editor do site "SFGate", do jornal "San Francisco Chronicle".

Contando com a ajuda do Google Maps, ele encontrou coordenadas que o levaram a uma localidade de Sonoma (Califórnia, EUA). Atualmente, a colina, conhecida como Bliss, está coberta de vinhedos.

Já a icônica fotografia foi tirada numa tarde de 1996 por Charles O’Rear, hoje com 76 anos. O fotógrafo estava dirigindo ao lado da namorada, Daphne (hoje esposa), quando viu a a paisagem às margens da Rodovia. Decidiu parar e registrar.

Charles baixou a foto no site de uma agência que ele ajudou a fundar, e dois anos depois a empresa de fotos foi adquirida por outra agência que era regularmente usada pela Microsoft. A Microsoft encontrou a imagem feita por Charles, pagou uma soma não revelada, mas exorbitante, por todos os direitos perpetuamente e, em seguida, passou a torná-lo o papel de parede padrão do Windows XP.

"A maioria das pessoas que viram aquela fotografia, bilhões de pessoas, pensa que não era uma fotografia real", disse Charles a Grant.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas