Jornalista encontra local exato do papel de parede do Windows XP

Fotografia tirada em 1996 ganhou o mundo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2021 às 10:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Quem já usou o sistema Windows XP com certeza já se deparou com a imagem de uma colina com um céu azul salpicado de nuvens. A clássica paisagem retratada no papel de parede teve sua localização encontrada por Grant Marek, editor do site "SFGate", do jornal "San Francisco Chronicle".

Contando com a ajuda do Google Maps, ele encontrou coordenadas que o levaram a uma localidade de Sonoma (Califórnia, EUA). Atualmente, a colina, conhecida como Bliss, está coberta de vinhedos.

Já a icônica fotografia foi tirada numa tarde de 1996 por Charles O’Rear, hoje com 76 anos. O fotógrafo estava dirigindo ao lado da namorada, Daphne (hoje esposa), quando viu a a paisagem às margens da Rodovia. Decidiu parar e registrar.

Charles baixou a foto no site de uma agência que ele ajudou a fundar, e dois anos depois a empresa de fotos foi adquirida por outra agência que era regularmente usada pela Microsoft. A Microsoft encontrou a imagem feita por Charles, pagou uma soma não revelada, mas exorbitante, por todos os direitos perpetuamente e, em seguida, passou a torná-lo o papel de parede padrão do Windows XP.

"A maioria das pessoas que viram aquela fotografia, bilhões de pessoas, pensa que não era uma fotografia real", disse Charles a Grant.