Juiz suspende ordem de Trump para bloquear TikTok nos EUA

Liminar foi pedida pela ByteDance, empresa responsável pelo app

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2020 às 06:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

O juiz Carl Nichols, de Washington, suspendeu a proibição de download do aplicativo TikTok anunciada pelo governo de Donald Trump nos EUA. A suspensão do app começaria a valer a partir do domingo (27), mas com a decisão Google e Apple podem manter o TikTok nas suas lojas de aplicativo.

O magistrado concedeu uma liminar pedida pela ByteDance, empresa proprietária do TikTok, para permitir a disponibilidade do aplicativo em território americano. De acordo com informações do jornal Financial Times, o juiz argumentou que a administração de Trump estava infringindo a liberdade de expressão e agindo de maneira caprichosa para prejudicar o aplicativo de vídeos.

Por outro lado, Nichols se recusou, a bloquear restrições adicionais do Departamento de Comércio dos EUA, que entrarão em vigor em 12 de novembro. Essas restrições são mais abrangentes e incluem “qualquer provisão de hospedagem de internet que habilite o funcionamento ou otimização do aplicativo nos EUA”.

Isso significa que se o acordo entre a chinesa ByteDance e as empresas americanas Oracle e Walmart não for aprovado, o TikTok poderá parar de funcionar oficialmente nos Estados Unidos em novembro.