Justiça prorroga prazos de medidas de proteção à mulher vítima de violência

salvador
01.04.2020, 16:56:00
(Bruno Concha/Secom)

Justiça prorroga prazos de medidas de proteção à mulher vítima de violência

Juízes também não revogarão nenhuma medida protetiva em vigor até o fim da quarentena

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Para aumentar a proteção da mulheres vítimas de violência doméstica, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ) acatou um pedido da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e prorrogou as medidas protetivas de urgência durante o período de isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19 na Bahia. 

“Após inúmeras reuniões, chegou-se à conclusão de que para maior proteção à mulher, doravante as medidas protetivas serão concedidas sem prazo determinado, realizando cada magistrado o controle interno de cada caso, atento à necessidade da continuidade da medida, da sua revogação, ou até da sua substituição por outra medida mais gravosa, como a prisão”, afirmou a desembargadora responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Nágila Brito, em ofício de resposta encaminhado para SPMJ na terça-feira (31).

Ainda no documento, a desembargadora pontuou que os juízes não revogarão nenhuma medida protetiva que já estava em vigor neste momento, a menos que a vítima se manifeste neste sentido. 

De acordo com a titular da SPMJ, o prazo das medidas protetivas era uma questão que preocupava a rede de proteção, já que o aumento da violência doméstica, desde que começaram as medidas de isolamento social, foi detectado em outros estados. “

Vale ressaltar o compromisso de não medir esforços para que esse quadro não se repita em Salvador. Estamos trabalhando com iniciativas que minimizem essa estatística, a fim de garantir os direitos e proteção das mulheres soteropolitanas”, conclui Rogéria Santos.

Plantão 24h
O Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Rua Lélis Piedade, na Ribeira, e o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV) atuam em esquema de plantão 24h e estão de sobreaviso para atender e encaminhar todas as demandas que surgirem durante o período de quarentena. Além disso, seguem atendendo as mulheres assistidas por telefone e WhatsApp.

Com uma equipe multidisciplinar, formada por advogadas, assistentes sociais e psicólogas, o Camsid  tem capacidade para acolher até 30 pessoas, entre mulheres vítimas de violência e filhos, por até 15 dias.

Em caso de violência doméstica ou familiar, a denúncia pode ser feita por qualquer pessoa por meio do serviço telefônico Disque 180. O contato também pode ser feito através do e-mail camsidspmj@gmail.com.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais