Laboratório 5G é ativado em Campina Grande

ivan dias marques
24.10.2019, 20:48:00
Atualizado: 24.10.2019, 20:56:51

Laboratório 5G é ativado em Campina Grande


O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Descobrir em segundos qual a praga que ataca uma plantação. Acessar minas por meio de caminhões sem motoristas, diminuindo o risco de acidentes com vítimas fatais. Monitorar rapidamente e com imagens em alta definição um acidente industrial. Entregas residenciais feitas com veículos autônomos ou drones.

Tudo isso está mais perto do que se imagina e o CORREIO acompanhou in loco algumas demonstrações desse tipo na  quinta-feira, 17, no lançamento do primeiro laboratório do Nordeste com tecnologia 5G para realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas de software e automação. O laboratório fica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.

“O 5G vai além do smartphone, além da banda larga. Estamos falando da economia digital transformando a economia tradicional”, diz Janilson Bezerra, chefe de inovação e desenvolvimento de negócios da TIM, uma das parceiras da UFCG. “A nossa expectativa é que o 5G vai habilitar a quarta Revolução Industrial e mudar a vida como a gente conhece hoje. E o 5G é o alicerce de tudo”, crê Renato Bueno, diretor de Marketing Brasil da Nokia. 

Na UFCG, houve demonstração de um trator que era comandado por meio um tablet e de uma transmissão em tempo real das imagens em 4K produzidas por um drone. Esse tipo de iniciativa só é possível pela baixa latência das redes de 5G, isto é, a resposta do produto ao comando realizado pelo usuário e as altas velocidades de conexão, que chegaram próximas a 1GB na tenda (download).

Segundo Bezerra, os leilões das frequências de 5G no Brasil devem acontecer em meados de 2020, mas o serviço deve começar a ser oferecido somente por volta de 2023. Atualmente, a Coreia do Sul é o país com maior percentual de cobertura 5G, com cerca de 93% do país já habilitado.

Teste de identificação de pragas em plantações
Teste de identificação de pragas em plantações (TIM/Divulgação)
Teste de velocidade
Teste de velocidade (TIM/Divulgação)
Trator comandado por tablet
Trator comandado por tablet (TIM/Divulgação)
Panorama do laboratório 5G
Panorama do laboratório 5G (TIM/Divulgação)

*O jornalista viajou a convite da TIM

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais