Lacre Solidário: Cadeiras de rodas são doadas a pacientes das Osid

Iniciativa da CCR Metrô Bahia, que já recolheu quase 1,5 ton de lacres de latinhas, converte o material em equipamento de acessibilidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2020 às 22:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Em tempos de pandemia, ações de solidariedade têm reforçado correntes do bem e ajudado na vida de muitos baianos. Nas estações e terminais de ônibus administrados pela CCR Metrô Bahia, essa corrente ganhou ainda mais força e tem transformado a vida de pessoas com dificuldade de locomoção, a partir da Campanha Lacre Solidário, que transforma lacres de alumínio de latas em cadeiras de rodas.

Graças ao material recolhido nos pontos de coleta dentro do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, quatro pacientes atendidos pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) ganharam cadeiras de rodas novas, que possibilitaram melhoria na acessibilidade e, por consequência, na qualidade de vida.

A assistente social das Osid Lúcia Chaves explica que é feita uma avaliação social completa para identificar previamente os pacientes que precisam de cadeira de rodas. “A campanha da CCR Metrô Bahia é muito importante para ajudar essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. O uso da cadeira de rodas possibilita mais acessibilidade, refletindo de forma positiva na autoestima e na recuperação dos pacientes. Vejo essa iniciativa como um exemplo do trabalho que Irmã Dulce fazia, de olhar para o outro, de ajudar a quem mais precisa”, enfatiza. 

Desde que foi criada, em julho de 2019, a campanha que tem como slogan #Lacrou, Juntou, Trocou já recolheu, aproximadamente, 1,5 tonelada de lacres, que são destinados à venda e têm valor revertido para compra e doação de cadeiras de rodas para quem mais precisa, a partir de parceria com entidades beneficentes.

“O objetivo da CCR Metrô Bahia é reforçar a cultura da transformação social a partir de iniciativas que estimulem a solidariedade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nesse caso, a campanha também contribui com o consumo consciente, já que direciona ao descarte correto do alumínio, que é material reciclável e ajuda a preservar o meio ambiente. A contribuição da população demonstra que um simples gesto pode mudar vidas”, destaca o gestor de Comunicação e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto. 

A campanha Lacre Solidário continua. No total, são 13 pontos de coleta distribuídos nas estações de metrô Pirajá, Lapa, Acesso Norte, Rodoviária, Pernambués, Mussurunga e Aeroporto, e nos terminais de ônibus Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga, todos os dias da semana, das 5h à meia-noite.