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Geraldo Bastos
Publicado em 18 de maio de 2020 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
O comércio eletrônico brasileiro acaba de ganhar mais um concorrente de peso: a Le biscuit. O grupo baiano - fundado há 52 anos – investiu, em plena pandemia do novo coronavírus, R$ 25 milhões na abertura de seu e-commerce. Com a plataforma digital, a companhia amplia em cerca de 50% o sortimento de itens oferecidos ao consumidor. E mais: para os clientes de Salvador, a marca vai entregar os pedidos em, no máximo, 24 horas, e para outros municípios do Nordeste, entre três e sete dias.>
“O lançamento do e-commerce é um grande marco em nossa história de 52 anos. Vamos poder chegar agora a qualquer parte do Brasil”, disse David Lee, CEO da Le biscuit, em entrevista exclusiva ao CORREIO. Segundo ele, a implantação da plataforma estava prevista para o próximo mês de julho, mas foi antecipado em função da pandemia. A ideia, acrescenta ele, é continuar atendendo os mais de 15 milhões de clientes da empresa “com qualidade e agilidade” neste período de isolamento social, além de atrair consumidores de cidades de norte a sul do país onde a empresa não tinha nenhuma operação.>
“No varejo moderno, hoje, você tem várias formas de chegar ao cliente. O formato mais tradicional é a loja física e hoje contamos com 140 unidades. A pandemia fez a gente antecipar o e-commerce. Mas bem antes disso a empresa já vinha se estruturando para ser um hub digital”, afirmou o executivo, acrescentando que, nos últimos dois anos, a agenda digital da Le biscuit passou, dentre outras coisas, por investimentos em um novo site, canal no YouTube, a implantação do serviço de delivery e o lançamento do Clube Minha Le - um programa de relacionamento que oferece vantagens e ofertas no momento da compra e que já conta com mais de um milhão de pessoas inscritas.>
David Lee conta que os recursos empregados pela Le biscuit no projeto do e-commerce foram direcionados para a construção da infraestrutura online e para o reforço da área logística, com destaque para a ampliação do centro de distribuição (CD) da empresa em Camaçari. A estrutura quase que dobrou de tamanho: passou de 18 mil metros quadrados para 30 mil metros quadrados. Além disso, foram feitos investimentos importantes na automação do espaço, com novos software, sistemas e maquinários. Tudo isso garante o processamento e a distribuição dos produtos de uma forma muito mais ágil e rápida.>
“Essa estrutura é que vai nos permitir entregar os pedidos dos consumidores da Região Metropolitana de Salvador em 24 horas. Este é um dos nossos diferenciais em relação à concorrência, cujos CDs ficam no sudeste do país. É uma vantagem fantástica”, enfatizou Lee. Ele informou ainda que, na plataforma digital, os consumidores terão acesso a produtos que não são vendidos nas lojas físicas do grupo. “No e-commerce, além de ter o sortimento completo da empresa, terá dezenas de itens adicionais e exclusivos. É um mix diversificado que não se encontra em nenhuma outra plataforma, de nenhum concorrente”, garante Lee.>
Com 140 lojas, espalhadas por 14 estados do país, a Le biscuit foi criada, em 1968. Em pouco mais de meio século, o pequeno armarinho de 100 metros quadrados, fundado por Aristóteles Santanna, na Rua Sales Barbosa, em Feira, cresceu e ganhou musculatura. Virou âncora de shoppings centers e faturou, no ano passado, R$ 1,2 bilhão - R$ 300 milhões a mais em relação a 2018. A rede varejista abriu, no ano passado, 20 novas lojas próprias. O arrojado plano de expansão teria sequência este ano, mas a pandemia do novo coronavírus mudou tudo.>
“Nosso plano de expansão de lojas físicas está em stand by (em espera). Não somos diferentes neste sentido. Mas esta crise nos permitiu explorar outros canais e ser mais inovador. ”, diz o CEO da companhia. "Tem sido um momento muito difícil para todo o varejo. Não tem como negar. No caso da Le biscuit, a empresa sempre passou muito bem por outras crises, aproveitou as oportunidades, e é nisso que acreditamos também agora".>
Com 2.400 funcionários, a Le biscuit vende todo tipo de produto: papelaria, artigos para festa, itens de higiene, beleza e moda, cama, mesa e banho, brinquedos, eletrodomésticos e alimentos, entre outros.>