Leão tem seu pior início de Série A da história; Gallo assume nesta segunda

A outra vez que o Vitória somou apenas um ponto nas quatro primeiras rodadas aconteceu em 1994

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 5 de junho de 2017 às 07:28

- Atualizado há um ano

O Campeonato Brasileiro está apenas na 4ª rodada, mas já começa a tirar o sono do torcedor do Vitória. No sábado (3), o rubro-negro perdeu de 2x1 para o Fluminense e chegou à terceira derrota consecutiva na competição – antes, perdeu para Corinthians e Coritiba, ambos por 1x0. O único ponto conquistado pelo rubro-negro foi na estreia, quando empatou em 0x0 com o Avaí, fora de casa. Até agora, o Leão sofreu quatro gols e marcou um.

O início de campanha do Vitória preocupa. Desde 1971, quando o Brasileiro deixou de ter fórmula regionalizada, o time só fez um início de Série A tão ruim uma vez, em 1994, quando a equipe também somou apenas um ponto em quatro partidas. As coincidências são grandes. Há 23 anos, o Leão estreou com empate fora de casa, 1x1 contra o Botafogo. Depois, também perdeu dois jogos por 1x0: foi derrotado pelo Paysandu em casa e para a Portuguesa, fora. No jogo seguinte, perdeu de 3x1 para o Atlético-MG.

Na época, o Leão não fez uma boa campanha. Conquistou 22 pontos em 24 partidas, com sete triunfos, oito empates e nove derrotas. Terminou o ano como 19º de 24 equipes, à frente apenas de Criciúma, União São João, Cruzeiro, Remo e Náutico. Até 1994, os triunfos contabilizavam apenas dois pontos, diferente do regulamento atual, que garante os famosos três pontos à equipe vencedora.Vitória já perdeu duas como mandante, ambas na Fonte Nova para Corinthians e Coritiba (Foto: Betto Jr /CORREIO)Há 23 anos, a troca de treinador era um pedido de parte da torcida rubro-negra. Criticado na época pela campanha ruim na Série A, o uruguaio Sergio  Ramirez não resistiu à pressão e foi demitido após as três primeiras rodadas. No quarto jogo do torneio nacional, o time foi treinado por Fito Neves, que comandou o Vitória na sua melhor campanha em Brasileiros, em 1993, quando o Leão ficou na segunda posição.O Leão tem mais uma chance de espantar a má fase e não repetir o filme de 1994. Na quinta-feira (8), o time do novo técnico Alexandre Gallo encara o São Paulo, às 19h30, no Morumbi. Coincidência ou não, naquele ano, o quinto jogo do Leão foi justamente contra o tricolor paulista, também fora de casa. O jogo terminou empatado em 2x2.