Leão vai fazer interlocução entre governo baiano e Brasília

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 4 de fevereiro de 2019 às 06:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Critérios de escolha Três fatores pesaram a favor do nome do vice-governador João Leão, que assume em breve a Secretaria do Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE). A indicação do nome dele foi antecipada por esta coluna há uma semana. Em primeiro lugar, o cacique político do PP é um dos poucos depositários da mais irrestrita confiança do governador Rui Costa, de acordo com um interlocutor próximo aos dois. Além disso, destaca-se a experiência de Leão, tanto política, quanto no trato com a iniciativa privada. Entretanto, o que mais pesou na escolha é a interlocução que o PP tem tanto com o governo estadual, quanto com o governo federal. O governador entende que precisa de alguém com trânsito em Brasília. Este último critério tirou o PT, que sonhava com a pasta, da disputa. 

O que se espera dele A grande preocupação em relação a João Leão está relacionada à manutenção e até quanto à ampliação dos quadros técnicos da SDE. Quem conhece bem a realidade por lá explica que a imensa maioria das demandas que chegam do poder produtivo são relacionadas à área tributária. Muitas envolvem subsídios e incentivos e, por isso, demandam uma equipe preparada para discutir com a turma da área financeira tanto federal quanto estadual. 

Meio ambiente Quem tem retorno praticamente certo ao governo, à despeito de movimentações de grupos ambientalistas é o ex-secretário do Meio Ambiente Eugênio Spengler, que deverá voltar a ocupar a pasta. O retorno dele a uma área de especial interesse para o setor produtivo atende o interesse do PT, que busca mais espaço dentro do governo. 

Nova direção Sob o comando do seu novo CEO, Paulo Marcelo, a Solutis – player de consultoria e serviços de tecnologia com foco na aceleração digital – anuncia seus planos de expansão.  “A meta é triplicar o faturamento de R$ 100 milhões obtido em 2018, um desafio ainda mais ousado do que o crescimento médio de 25% que a companhia vem atingindo nos últimos anos", afirma o executivo que tem passagens por empresas como Capgemini e da Resource IT. Segundo ele, o objetivo da empresa é ampliar no segmento corporativo em São Paulo e  Rio de Janeiro.  A empresa hoje tem mais de 850 funcionários. 

Haja telha  Não passou despercebido um o caso de uma empresa que andou fazendo orçamento para a implantação de 40 mil metros quadrados de telhado. É área suficiente para implantar um projeto de grande porte. Por enquanto não significa muito, é apenas orçamento, mas se a coisa sair do papel, pode ter certeza de que está vindo uma novidade grande por aí, lá pelas bandas de Camaçari.