Léo Ceará não enfrenta o Brasil de Pelotas: 'Não quero correr risco de lesões'

Com transferência acertada para o futebol japonês, centroavante abre mão de brigar pela artilharia

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 27 de janeiro de 2021 às 17:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Letícia Martins/EC Vitória

Léo Ceará já se despediu do Vitória. O centroavante não vai vestir a camisa vermelha e preta na última rodada da Série B do Brasileiro, contra o Brasil de Pelotas, na sexta-feira (29), às 21h30, fora de casa. Contratado pelo Yokohama Marinos, do Japão, o jogador vai abrir mão de brigar pela artilharia do campeonato por precaução.

"Não vou para o jogo. Tenho o contrato (com o time japonês) e, como é um jogo que não vale mais nada, não quero correr risco de lesões", confirmou o atacante ao CORREIO. 

O triunfo por 1x0 contra o Botafogo-SP, no Barradão, terça-feira (26), garantiu a permanência do Vitória na Série B de 2021. Portanto, o time entrará em campo apenas para cumprir tabela. Figueirense, Paraná, Botafogo-SP e Oeste são os quatro times rebaixados à Série C.

Artilheiro do Vitória na temporada, com 20 gols, Léo Ceará é autor de 16 na competição. Vice-artilheiro do torneio, ele só não anotou mais que Caio Dantas, que marcou 17 vezes pelo Sampaio Corrêa e também já não defende a equipe maranhense.

O centroavante chegou perto de alcançar o topo do ranking e também de conseguir um feito inédito. Um jogador do Leão nunca terminou como artilheiro do Brasileiro, independentemente da divisão que o clube disputou na temporada. A primeira edição da competição aconteceu em 1959.  

Léo Ceará não estará presente na última rodada, mas foi de extrema importância para o Vitória na temporada, quando ele disputou 42 jogos, 40 como titular. O atacante de 25 anos revelado na Toca do Leão foi a primeira opção dos cinco treinadores que passaram pelo clube. Sempre que esteve à disposição, Geninho, Bruno Pivetti, Eduardo Barroca, Mazola Júnior e Rodrigo Chagas o escalaram e ele nunca passou mais de três jogos sem encontrar o caminho do gol.

Nova referência

Sem Léo Ceará, o Vitória terá nova referência na área na despedida da temporada 2020. Dois jogadores terão oportunidade diante do Brasil de Pelotas. "Será Samuel ou Júnior Viçosa", confirmou o técnico Rodrigo Chagas, que posteriormente admitiu maior probabilidade de utilizar Samuel no decorrer do jogo e escalar Júnior Viçosa entre os titulares.

"A gente precisa tentar resgatar o artilheiro também. É um cara que, no grupo, sempre foi muito positivo. Independentemente de estar no banco, ajudou muito em gestão de grupo e a gente sabe que foi artilheiro nos clubes que passou. Tem um caráter enorme e é um jogador que vai viajar", disse o treinador sobre Júnior Viçosa, em entrevista ao CORREIO. 

Contratado pelo Vitória no começo de janeiro do ano passado após ser o artilheiro do América-MG em 2019, com 11 gols, Júnior Viçosa não conseguiu se firmar. O centroavante de 31 anos fez 20 jogos com a camisa vermelha e preta, oito deles como titular, e não balançou as redes.

Samuel tem 20 anos, nasceu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e chegou ao Vitória em 2019. Antes, o centroavante passou pela base do Bangu. Ele estreou como jogador profissional nesta edição da Série B, quando entrou no decorrer da derrota por 2x1 para o Oeste, no dia 18 de dezembro, na 30ª rodada. Depois, também entrou no decorrer dos empates com Operário, Avaí e Chapecoense. Não fez gol.

Samuel não deve começar jogando, mas outros três atletas da base têm presença certa no time titular diante do Brasil de Pelotas: o zagueiro Matheus Moraes e os meias Gabriel Santiago e Eduardo.