Libertadores? Veja a conta que o Bahia precisa para o 'milagre'

e.c. bahia
02.12.2019, 13:00:00
Atualizado: 02.12.2019, 13:15:34
Elenco do Bahia reunido no túnel da Fonte Nova antes de uma partida (Felipe Oliveira/EC Bahia)

Libertadores? Veja a conta que o Bahia precisa para o 'milagre'

Tricolor precisa fazer sua parte e torcer por combinação envolvendo Corinthians e Goiás

A duas rodadas do fim do Brasileirão, a matemática mantém vivo o sonho do Bahia de disputar a Copa Libertadores em 2020. As chances são muito remotas, mas sim, o tricolor ainda tem possibilidade de conseguir a tão desejada vaga no torneio continental. De acordo com os estudiosos da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade de isso acontecer é de apenas 2,2%. Portanto, é hora de se agarrar à calculadora. O CORREIO fez as contas e destrinchou o que precisa acontecer para que o "milagre" seja realizado. 

Com 48 pontos, o Bahia é o 11º colocado da Série A. O time comandado por Roger Machado está a cinco pontos do Corinthians, que soma 53, e, em 8º lugar, é o último time dentro do G8, grupo dos clubes que se garantirão na Libertadores do próximo ano.

O Esquadrão não depende apenas das suas forças, mas precisa fazer o próprio papel e vencer os dois jogos restantes do Brasileirão. O primeiro é contra o Vasco, quinta-feira (5), às 19h15, na Fonte Nova. O último será fora de casa, contra o Fortaleza, domingo (8), às 16h, no estádio Castelão, na capital cearense. 

Além de vencer as partidas, o Bahia torce por tropeços de dois adversários. Um deles é o Corinthians. A equipe paulista não pode vencer nenhum dos dois jogos e só pode no máximo empatar um. Na quarta-feira (4), o Corinthians visita o Ceará, às 19h30, no Castelão, em Fortaleza. Na última rodada, domingo, às 16h, o adversário é o Fluminense, no Itaquerão, em São Paulo.

Como o Bahia jogará pela 37ª rodada um dia depois, já entrará em campo diante do Vasco sabendo se ainda tem chance de brigar por vaga na Libertadores ou não.  

O outro rival que o tricolor precisar secar é o Goiás, 10º colocado, com 49 pontos. A equipe goiana pode até vencer uma partida e empatar a outra, só não pode sair de campo vitoriosa nas duas. O clube esmeraldino entra em campo no mesmo dia e horário que o Esquadrão, primeiro na quinta-feira, às 19h15, contra o Palmeiras, em jogo que será disputado no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Depois, receberá o Grêmio, domingo, às 16h, no Serra Dourada. 

Assim como o Goiás, o Fortaleza também está acima do Bahia na tabela, com 49 pontos, em 9º lugar, mas o tricolor só precisa se preocupar com a equipe cearense no confronto final, na última rodada do campeonato. Se ainda tiver chance de ir à Libertadores, precisará vencer o adversário, o que automaticamente colocará o tricolor baiano na frente do cearense. 

Independentemente de conseguir a vaga na Copa Libertadores ou não, as duas últimas rodadas do Brasileirão podem render ao Bahia a melhor campanha do clube na história dos pontos corridos e a classificação à Sul-Americana - basta um empate em um dos dois jogos para se garantir nesse torneio sem depender de outros resultados. A melhor pontuação do Esquadrão foi de 50 pontos na edição de 2017. Em colocação, o recorde é o 11º lugar do ano passado.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-juice-wrld-morre-aos-21-anos-nos-estados-unidos/
Ele sofreu convulsão no aeroporto; artistas lamentam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografa-faz-ensaios-para-negros-a-preco-acessivel-no-reconcavo/
Ellen Katarine também é trancista, dreadmaker e estudante de História na UFRB
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-cordel-a-escultura-leitores-fazem-homenagens-para-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-deixa-delegacia-e-volta-atacar-publico-lgbt-na-porta-de-unidade/
Na madrugada, Edson Macedo invadiu bar Caras e Bocas, destruiu local e agrediu clientes e artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/triste-sina-da-mulher-ketchup-8-anos-depois-erenildes-aguiar-enfrenta-depressao/
Sem a fama de antes, arrependida e com doença severa, Erenildes vive de remédios e trancada dentro de casa
Ler Mais