Libertadores? Veja a conta que o Bahia precisa para o 'milagre'

e.c. bahia
02.12.2019, 13:00:00
Atualizado: 02.12.2019, 13:15:34
Elenco do Bahia reunido no túnel da Fonte Nova antes de uma partida (Felipe Oliveira/EC Bahia)

Libertadores? Veja a conta que o Bahia precisa para o 'milagre'

Tricolor precisa fazer sua parte e torcer por combinação envolvendo Corinthians e Goiás

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A duas rodadas do fim do Brasileirão, a matemática mantém vivo o sonho do Bahia de disputar a Copa Libertadores em 2020. As chances são muito remotas, mas sim, o tricolor ainda tem possibilidade de conseguir a tão desejada vaga no torneio continental. De acordo com os estudiosos da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade de isso acontecer é de apenas 2,2%. Portanto, é hora de se agarrar à calculadora. O CORREIO fez as contas e destrinchou o que precisa acontecer para que o "milagre" seja realizado. 

Com 48 pontos, o Bahia é o 11º colocado da Série A. O time comandado por Roger Machado está a cinco pontos do Corinthians, que soma 53, e, em 8º lugar, é o último time dentro do G8, grupo dos clubes que se garantirão na Libertadores do próximo ano.

O Esquadrão não depende apenas das suas forças, mas precisa fazer o próprio papel e vencer os dois jogos restantes do Brasileirão. O primeiro é contra o Vasco, quinta-feira (5), às 19h15, na Fonte Nova. O último será fora de casa, contra o Fortaleza, domingo (8), às 16h, no estádio Castelão, na capital cearense. 

Além de vencer as partidas, o Bahia torce por tropeços de dois adversários. Um deles é o Corinthians. A equipe paulista não pode vencer nenhum dos dois jogos e só pode no máximo empatar um. Na quarta-feira (4), o Corinthians visita o Ceará, às 19h30, no Castelão, em Fortaleza. Na última rodada, domingo, às 16h, o adversário é o Fluminense, no Itaquerão, em São Paulo.

Como o Bahia jogará pela 37ª rodada um dia depois, já entrará em campo diante do Vasco sabendo se ainda tem chance de brigar por vaga na Libertadores ou não.  

O outro rival que o tricolor precisar secar é o Goiás, 10º colocado, com 49 pontos. A equipe goiana pode até vencer uma partida e empatar a outra, só não pode sair de campo vitoriosa nas duas. O clube esmeraldino entra em campo no mesmo dia e horário que o Esquadrão, primeiro na quinta-feira, às 19h15, contra o Palmeiras, em jogo que será disputado no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Depois, receberá o Grêmio, domingo, às 16h, no Serra Dourada. 

Assim como o Goiás, o Fortaleza também está acima do Bahia na tabela, com 49 pontos, em 9º lugar, mas o tricolor só precisa se preocupar com a equipe cearense no confronto final, na última rodada do campeonato. Se ainda tiver chance de ir à Libertadores, precisará vencer o adversário, o que automaticamente colocará o tricolor baiano na frente do cearense. 

Independentemente de conseguir a vaga na Copa Libertadores ou não, as duas últimas rodadas do Brasileirão podem render ao Bahia a melhor campanha do clube na história dos pontos corridos e a classificação à Sul-Americana - basta um empate em um dos dois jogos para se garantir nesse torneio sem depender de outros resultados. A melhor pontuação do Esquadrão foi de 50 pontos na edição de 2017. Em colocação, o recorde é o 11º lugar do ano passado.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/historia-e-solidariedade-marcam-a-primeira-live-do-bloco-ile-aiye/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moda-comunica-mais-que-tendencias/
Representatividade  é o tema desse editorial fotografado e protagonizado por jovens negros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-sofrencia-musicas-de-arrocha-foram-as-mais-ouvidas-pelos-baianos-na-quarentena/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/devo-ou-nao-devo-usar-mascara-na-atividade-fisica-eis-a-polemica-precos-chegam-a-r-120/
Tire suas dúvidas e confira 10 máscaras esportivas disponíveis no mercado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-do-marrom-o-dia-que-daniela-mercury-superou-britney-spears-em-portugal/
Durante a apresentação de Daniela Mercury no Rock in Rio Lisboa em 2004 falei até na TV portuguesa sobre Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais