Liquida Salvador começa nesta sexta; são 5,5 mil lojas com até 70% de desconto

Edição de 2019 acontecerá mais cedo que o habitual e terá 22 prêmios

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  • Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Antes da chegada do Carnaval, os soteropolitanos terão outro motivo para a festa: cerca de 5,5 mil pontos de venda de Salvador e Região Metropolitana estarão em promoção a partir desta sexta-feira (8), com o início da Liquida Salvador, que está na sua 21º edição e acontece em shoppings e lojas de rua até o dia 17 de fevereiro. Lojas de shoppings prometem descontos de até 70%. Coordenador da campanha, Bernardo Carvalho fala sobre novidades do Liquida Salvador 2019 (Foto: Betto Jr/CORREIO) Na edição deste ano, 22 prêmios serão sorteados para os consumidores que cadastrarem seus cupons: um Jeep Compass, uma motocicleta Harley-Davidson, dez Smart TVs de LED 40 polegadas e dez vale-compras no valor de R$ 1 mil cada um. O sorteio dos cupons será realizado com transmissão ao vivo, no dia 22 de fevereiro, às 11h, na sede da CDL Salvador.

A cada R$ 50 reais em compras efetuadas com qualquer forma de pagamento nas lojas participantes, o consumidor tem direito a um cupom. As chances podem duplicar ou triplicar caso o comprador faça o pagamento com a bandeira MasterCard ou na máquina da Rede. Por conta do patrocínio das empresas, aqueles que optarem por pagar através do MasterCard terão direito a dois cupons. Já para aqueles que utilizarem o Mastercard na máquina da Rede ou Pop Credicard receberão três cupons.

Para participar, também deve-se responder a pergunta “Qual é a maior promoção de comércio de Salvador?” e responder “Liquida Salvador 2019”. Jeep Compass é um dos prêmios deste ano (Foto: Divulgação) Lucros Marcada no calendário da cidade, a Liquida Salvador é classificada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) como a segunda data mais importante para o varejo, perdendo apenas para o Natal. Para evitar a perda de vendas e aumentar os lucros, a ação ocorrerá mais cedo este ano. Geralmente realizada em março, ela será recuada para fevereiro, para não haver choque com o Carnaval.

A expectativa é que, com a mudança, a arrecadação aumente e ajude na renovação dos estoques das lojas. “Como a festa [Carnaval] cai em março, neste ano, e fica muito tarde para a liquidação, nós resolvemos antecipar. Fizemos uma pesquisa com os lojistas e vimos que fazer depois ficaria difícil, por conta da coleção de inverno que chega nas lojas”, explicou o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes. A expectativa da CDL é de ter resultado financeiro superior em até 12%, em relação ao obtido em 2018. No ano passado, foram movimentados R$ 600 milhões nos 10 dias de Liquida.

Para facilitar a vida dos consumidores, as notas fiscais cadastradas para participar do sorteio de prêmios acontecerá de forma virtual, sem filas, através do Web App (site que tem formato semelhante a aplicativos de smartphone) appliquidasalvador.com.br. "Não precisa ir em lugar nenhum. Você cadastra pelo Web App e as notas são impressas, no final, pela própria CDL”, disse Nunes.

Para aqueles que não curtem o mundo virtual e preferem trocar as notas pessoalmente, haverá um ponto físico na Estação da Lapa. Mari Antunes é garota propaganda desta edição do Liquida Salvador 2019 e fez show na inauguração da ação, no Terminal Náutico de Salvador (Foto: Betto Jr/CORREIO) Prêmios para lojistas Os lojistas e vendedores também irão concorrer a prêmios. Proprietários de estabelecimento concorrerão a uma viagem internacional para Lisboa com direito a acompanhante, enquanto cinco vendedores serão contemplados com cartões pré-pagos no valor de R$ 1 mil cada. O sorteio dos cupons também será no dia 22 de fevereiro, às 11h.

As vantagens para os lojistas participantes não param por aí: eles poderão parcelar em três vezes o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de fevereiro, com vencimentos em março, abril e maio. 

Para participar da promoção, no entanto, a CDL exige que descontos reais sejam dados à população e alerta para que os compradores pesquisem os valores nas lojas para confirmar que os produtos estão mesmo mais baratos.