Lugar de memória e patrimônio do povo brasileiro

artigo
26.09.2019, 09:00:00

Lugar de memória e patrimônio do povo brasileiro

Comemorar os 60 anos da Escola de Administração da UFBA - EAUFBA, é render homenagens aos nossos mais velhos e aos nossos mais novos, aos nossos vivos e sobretudo aos nossos mortos, de modo que não há comemoração dessas bodas sem falarmos em ancestralidade. Parafraseando aqui uma expressão muito própria das casas de santo da velha Bahia: "A benção aos meus mais velhos, a benção aos meus mais novos!" Sim, as organizações, assim como os indivíduos, as famílias e os territórios, também guardam as suas ancestralidades.

Ancestralidade é o nosso legado. O conjunto de valores, culturas e imaterialidades que nos deixaram aqueles que chegaram primeiro e desfrutaram das dores e delicias do pioneirismo. Eles, nossos ancestrais, a partir de suas andanças, vitórias e resiliências, prescreveram roteiros e perfilaram os caminhos que nos conduziram até aqui.

Desde o projeto inicial dos fundadores americanos passando por algumas gerações de brasileiros, muitos foram os legados adquiridos no tempo por essa casa. Nossa diversidade de pesquisa, nosso envolvimento e simbiose com os territórios, nossa capacidade de diálogo e escuta publica, nossa missão de formar pessoas, tudo isso e muito mais, faz parte desse legado, dessa ancestralidade.

A ancestralidade é prima irmã da memória, de modos que as memórias são o elo de ligação entre a ancestralidade e aquilo que almejamos dela. A memória não é o culto ao passado no presente, mas, sim, o presente que o passado é capaz de nos oferecer. Pelas lentes da reflexividade, o passado nos permite compreender o presente para orientarmos o futuro, algo que o faz através da dos fios da memória, suas traduções, tradições e hermenêuticas. Nessa perspectiva, advogamos a tese de que a EAUFBA se constitui em um verdadeiro lugar de memória, aqui tomando e ampliando o conceito de Pierre Nora.

A EAUFBA é lugar de memória, na medida em que acumula dentro de si e extravasa para o mundo uma profusão de saberes, fazeres e reflexões, algo que se expressa nas organizações e nos territórios em todas as escalas. Essa trajetória de lugar de memória foi marcada por duas estratégias de protagonismo na esfera pública: o manejo das relações de poder estabelecida a partir dos territórios e a construção de redes de solidariedade entre os distintos atores em movimento.

A partir dessas dimensões, a EAUFBA educou e, oxalá, continuará educando indivíduos com formação humanística e política que qualifica e dignifica a sociedade brasileira. Esse lugar de memória faz parte do rico patrimônio que é a Universidade Pública desse país. EAUFBA: Lugar de Memória e Patrimônio do povo brasileiro. Viva a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia!


André Luis Nascimento dos Santos, professor da EAUFBA

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/harmonia-recebe-ludmilla-e-ferrugem-em-gravacao-de-dvd-no-wetn-wild/
Gravação acontece na estreia d'A Melhor Segunda Feira do Mundo, no dia 6 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-juice-wrld-morre-aos-21-anos-nos-estados-unidos/
Ele sofreu convulsão no aeroporto; artistas lamentam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografa-faz-ensaios-para-negros-a-preco-acessivel-no-reconcavo/
Ellen Katarine também é trancista, dreadmaker e estudante de História na UFRB
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais