Luiza Trajano é a única brasileira na lista de 100 mais influentes da revista Time

Empresária aparece ao lado de Shonda Rhimes, Simone Biles e Tim Cook, entre outros

Publicado em 15 de setembro de 2021 às 10:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza, é a única brasileira na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time. A relação foi divulgada nesta quarta-feira (15).

Luiza aparece no destaque da categoria Titãs, que traz profissionais que são considerados referência nas suas áreas. Ao lado dela, estão nomes como a autora de séries Shonda Rimes, a ginasta Simone Biles e o presidente da Apple, Tim Cook.

Tradicionalmente, a Time convida uma personalidade para escrever um texto sobre os destacados na lista. O texto sobre Luiza Trajano é assinado pelo ex-presidente Lula.

"Em um mundo de negócios ainda dominado por homens, a brasileira Luiza Trajano conseguiu transformar o Magazine Luiza, que começou como uma única loja em 1957, em um gigante do varejo de dezenas de bilhões. É uma grande conquista — uma entre muitas", diz o texto de Lula

O papel de Luiza no incentivo à vacinação contra covid-19 no Brasil também é destacado. Ela foi o nome à frente do Unidos Pela Vacina, movimento que buscou mobilizar a iniciativa privada para ajudar os governos a levar imunizantes e materiais necessários para vacinas às cidades do país.

Ela também é lider do Mulheres do Brasil, grupo que reúne mais de 95 mil participantes e luta por políticas pública e de negócios mais igualitárias. 

O texto afirma que Luiza tenta "construir um Brasil melhor" com iniciativas contra a violência doméstica, o programa de trainee exclusivo para pessoas negras que a varejista oferece e a plataforma digital para microempreendores criada durante a pandemia.

"Em um mundo onde bilionários queimam fortunas em aventuras espaciais e iates, Luiza se dedica a um tipo diferente de odisseia. Ela assumiu o desafio de construir um gigante comercial e ao mesmo tempo construir um Brasil melhor", diz.

Veja alguns nomes que aparecem na lista:

Ícones Harry e Meghan, duque e duquesa de Sussex Naomi Osaka, tenista Alexei Navalny, líder opositor russo Britney Spears, cantora Nasrin Sotoudeh, ativista de direitos humanos iranianaPioneiros Billie Eilish, cantora Ben Crump, advogado de direitos civis Sunisa Lee, ginastaTitãs Simone Biles, ginasta Luiza Trajano, empresária brasileira Tim Cook, CEO da Apple Shonda Rhimes, roteirista Tom Brady, jogador de futebolArtistas Kate Winslet, atriz Omar Sy, ator Scarlett Johansson, atriz Chloé Zhao, roteiristaLíderes Joe Biden, presidente dos EUA Xi Jinping, dirigente da China Abdul Ghani Baradar, líder do Talibã no Afeganistão Kamala Harris, vice-presidente dos EUA Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio Nayib Bukele, presidente de El Salvador Donald Trump, ex-presidente dos EUA Narendra Modi, premiê da ÍndiaInovadores Elon Musk, empresário Jensen Huang, empresário Katalin Karikó, bioquímica