Lula vira prioridade do PT na Bahia após avanço de Bolsonaro em São Paulo

Por Jairo Costa Júnior

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 31 de maio de 2022 às 05:00

. Crédito: .

Alertados pela cúpula do PT de que São Paulo se tornou o novo fator de risco no duelo contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), líderes do partido escalados para tocar a campanha do ex-presidente Lula na Bahia foram orientados a priorizar a sucessão nacional. Agora, a ordem é impedir perdas no maior reduto lulista do Nordeste e frear eventuais avanços do rival no estado. A determinação tem origem em recentes pesquisas que indicam curva de alta do presidente e estagnação do petista no eleitorado paulista. Na última, divulgada ontem pelo Instituto Paraná, Bolsonaro somou oito pontos a mais em relação à sondagem de abril, saltando de 31% para 39,1%. Já Lula oscilou de 34,1% para 35%, dentro da margem de erro de 2,3%. 

Lei da inércia Para completar, a pesquisa inclui João Doria (PSDB), pois a coleta de dados começou antes que o ex-governador desistisse da candidatura. Com Doria fora do páreo, os 3,9% obtidos por ele em São Paulo, segundo o levantamento, tendem a migrar em peso para Bolsonaro, pela afinidade entre o eleitor do tucano e a direita.

Contenção de danos  Diante da marcha ascendente de Bolsonaro no mais numeroso colégio eleitoral do país, a Bahia ganhou extrema importância na estratégia de Lula, afirmam cardeais do PT no estado. Em número de votos, cada ponto percentual dos paulistas equivale a três dos baianos. Com isso, qualquer redução em bases onde o ex-presidente tem domínio expressivo amplia o nível de perigo para o petista. Daí a determinação de concentrar esforços na corrida presidencial, evitar desgastes com potenciais aliados de Lula que aderiram à oposição na disputa pelo governo estadual e colocar todo o resto em segundo plano.      

Puxador de bloco Embora novato na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Emerson Penalva é a grande aposta do PDT para alavancar demais candidatos a deputado estadual da sigla na batalha por uma vaga na Assembleia Legislativa. Filiado à legenda em março, durante a janela de trocas partidárias, Penalva costurou apoios em cidades importantes, sobretudo em Salvador, RMS e Litoral Norte, e está com negociações avançadas em municípios do Sudoeste e da Região do Sisal. A expectativa dos dirigentes pedetistas é a de que ele ajude a eleger mais um ou dois companheiros de chapa.  

Parada dura  Alvo de investigação interna aberta pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o ex-delegado-geral da Civil Bernardino Brito Filho terá dificuldades para se livrar de penas severas por fornecer documentação a um auxiliar denunciado como falso policial. Isso porque a SSP colocou um trio casca-grossa à frente do processo administrativo disciplinar instaurado para apurar o caso: os delegados Gilson Prata, Fernanda Porfírio e Edmilson Nunes, que chefiou a corporação de 2005 a 2007. Em pouco tempo, a equipe descobriu diversas identidades funcionais da polícia emitidas por Brito Filho de forma fraudulenta.

Fumaça no ar No quartel-general da Operação Faroeste em Brasília, espera-se para breve decisões indigestas do Superior Tribunal de Justiça contra magistrados da Bahia implicados na venda de sentenças e grilagem de terras. Não vou me contentar, se tiver a chance de governar a Bahia, em fazer uma gestão medíocre. Tenho consciência de que precisarei ter um governo exemplo para o país. Até para continuar tendo novos horizontes no futuro da política nacional ACM Neto, pré-candidato a governador pela União Brasil