'Madrugada de terror': ex-escola de inglês no Corredor da Vitória é invadida e depredada

Moradores relatam susto ao ouvir barulho de vidros sendo quebrados

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Amorim
  • Gabriel Amorim

Publicado em 21 de novembro de 2019 às 14:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: .
. por Marina Silva/CORREIO

A cena chama a atenção de quem passa. O prédio da antiga escola de inglês da Associação Cultural Brasil Estados Unidos (Acbeu), no Corredor da Vitória, que já abrigou inclusive um teatro, amanheceu nesta quinta-feira (21) com vidros quebrados, portão arrombado e extintores jogados pelo chão.

Segundo moradores do bairro, a invasão começou no início da semana, logo após uma equipe de segurança privada deixar de prestar serviços no local. Na noite de quarta (20), no entanto, as coisas pioraram. "Desde segunda invadiram, mas hoje foi uma madrugada de terror. Eles começaram a jogar os extintores nos vidros. Parecia barulho de guerra", contou uma moradora que preferiu não ser identificada. Assustados, moradores do Corredor da Vitória chamaram a polícia mais de uma vez durante esta madrugada. Os policias chegaram a fazer uma ronda no local, mas alegaram que não puderam entrar na instituição por se tratar de uma propriedade privada.

[[galeria]]

Apesar disso, por volta das 14h, a própria PM entrou no imóvel e retirou um homem de lá. "Era um morador de rua. Como o prédio está aberto e sem segurança, quando sairmos daqui eles podem entrar de novo, mais tarde", disse um dos policiais envolvidos na condução do invasor.

Após o episódio, o sentimento é de medo em quem passa pelo local diariamente. "Aqui no prédio está todo mundo com medo. Estamos com dois porteiros noturnos por causa disso", contou uma mulher que mora no Edifico Manoel Victorino, vizinho à Acbeu. "Eu tive que tomar remédio para dormir", contou uma outra pessoa, também sem se identificar. 

No local, era comum encontrar quem parasse para observar a situação. "É tão triste. Fui aluna daqui há muito tempo. Agora ver isso abandonado e depredado desse jeito. Um lugar tão bonito desse!, conta com tristeza a estilista Margarida Silva Lopes, 61 anos. Já a dentista Mariangela Couto, 42, lamentou lembrando do uso do espaço. "Era um lugar tão bom, um centro de cultura. Já vim muito ao teatro aqui. Fico triste, como moradora sei que isso não é corriqueiro aqui na região", comenta. 

Até o início desta tarde, policiais permaneciam no local para evitar novas invasões. A Polícia Militar informou, em nota, que equipe da 11ª CIPM avistou um indivíduo no prédio durante rondas nesta tarde. "Os policiais notaram que o portão estava destrancado, favorecendo o acesso irrestrito ao interior do imóvel, uma propriedade privada, desocupada e sem a presença de qualquer preposto ou vigia.  No local, os policiais encontraram um morador de rua que foi conduzido à 14ª DT pela prática de furto qualificado (arrombamento)", diz a nota da PM.  

Procurada, a ACBEU informou que "esclarece que o prédio do Corredor da Vitória foi vendido no início de 2018, portanto a responsabilidade pela manutenção e segurança do imóvel é do atual proprietário. Por questões contratuais, a associação não pode revelar o nome da empresa que adquiriu o edifício".

* Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier