Mãe Hilda morre aos 86 anos em um hospital de Lauro de Freitas

Ela tinha problemas cardíacos e estava internada há cerca de dez dias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2009 às 13:36

- Atualizado há um ano

Morreu na manhã deste sábado (19), mãe Hilda, a mãe de santo que comandava há mais de 50 anos o terreiro Ilê Axê Jitolu, no bairro da Liberdade, em Salvador. Mãe Hilda era a orientadora espiritual do Ilê Ayiê e o bloco só saía depois que ela autorizava.

Aos 86 anos, mãe Hilda estava internada há cerca de dez dias em um hospital de Lauro de Freitas com problemas cardíacos. O enterro vai ser no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O horário ainda não foi definido.

Mãe Hilda sofria de problemas cardíacos

VidaHilda Dias dos Santos, nasceu no bairro de Brotas, em Salvador. Ela casou-se com Waldemar Benvindo dos Santos e teve cinco filhos, entre eles, Antônio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô do Ilê. Mãe Hilda foi iniciada no candomblé aos 20 anos e, nove anos depois, fundou o terreiro Ilê Axé Jitolu.

Com o objetivo de preservar os conhecimentos sorbre a cultura africana, em 1988, ela fundou a Escola Mãe Hilda Jitolu. No ano de 2004, o bloco Ilê Aiyê desfilou com o tema “Mãe Hilda Jitolu: guardiã da fé e da tradição africana”, em comemoração aos 30 anos da entidade carnavalesca. Mãe Hilda deixa mais de cem filhos e filhas-de-santo.