Mais 20 mil pessoas desempregadas

especiais patrocinados
16.09.2019, 06:00:00
Atualizado: 16.09.2019, 10:06:50
(Divulgação)
Estúdio Correio -

Mais 20 mil pessoas desempregadas

Resultado é estimado com a saída da Petrobras da Bahia

Mais 20 mil baianos devem se juntar aos cerca de 13 milhões de brasileiros que estão desempregados, devido à decisão da Petrobras de sair do estado, segundo estimativas do Sindipetro-BA. Esse é mais um passo da estatal, que caminha para a privatização.

De acordo com o diretor do Sindipetro, Radiovaldo Costa, a saída da companhia enfraquece o segmento industrial baiano. “A Petrobras é a maior empresa da Bahia, que ainda é um estado pouco industrializado. Aqui, o peso da indústria não é tão grande quanto em outros estados, principalmente do Sudeste brasileiro. E isso [a presença da Petrobras na Bahia] acaba fortalecendo o nosso segmento industrial e atraindo outros investimentos da indústria para se constituírem e consolidarem na Bahia, gerando empregos e impulsionando a economia”, afirmou.

Radiovaldo Costa ainda alerta que a saída da Petrobras da Bahia coloca em risco a permanência da estatal em outros estados nordestinos. “Quando ela [a Petrobras] define que vai sair da Bahia, isso impacta todo o Nordeste. Isso porque de todo o Norte e Nordeste, a Bahia possui a maior presença e participação. É aqui que a Petrobras atua nos seus mais diversos ramos e segmentos industriais, diferentemente de outros estados do Sudeste”, explica.

A soberania energética do Brasil também está em jogo, segundo o diretor. Radiovaldo diz que para um país se desenvolver, precisa investir na produção de energia. “Quem controla a energia, controla consequentemente a capacidade e o potencial de crescimento do presente e do futuro. A disputa pelo controle da energia é histórica, desde o início dos tempos até hoje, e os grandes países tentam controlar as fontes de energia ou desenvolver novas para se consolidarem e se estabelecerem.”

Com o slogan "A Petrobras fica!", o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro) lançará nesta segunda-feira (16) uma campanha publicitária com o objetivo de conscientizar e mobilizar os trabalhadores terceirizados e concursados da petroleira, além da sociedade civil, sobre a importância da permanência da Petrobras para a economia da Bahia.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/guarda-municipal-filmado-com-arma-durante-furdunco-e-afastado/
Homem está proibido de trabalhar durante o Carnaval
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/taylor-swift-lanca-versao-ao-vivo-da-cancao-the-man/
Cantora disponibilizou também um vídeo inédito, extraído de uma performance que fez em Paris
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/guarda-municipal-identifica-e-investiga-agente-gravado-armado-no-furdunco-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-e-preciso-se-cuidar-para-aguentar-todos-os-dias-de-folia/
Chefe de reportagem Jorge Gauthier dá dicas para ficar atento à saúde
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rui-costa-se-nao-vai-ajudar-pelo-menos-me-deixe-trabalhar-em-paz/
Governador falou em "perseguição" do governo federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-o-ultimo-ensaio-do-cortejo-afro-no-pelourinho/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-os-melhores-momentos-de-vitoria-0x0-freipaulistano/
Leão segue invicto em 2020 e na zona de classificação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-furdunco-e-banho-de-mar-a-fantasia/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais