Mais de 1,5 tonelada de óleo já foi retirada de duas praias de Morro de São Paulo

bahia
22.10.2019, 12:59:00
Atualizado: 22.10.2019, 15:53:21

Mais de 1,5 tonelada de óleo já foi retirada de duas praias de Morro de São Paulo

Banho na Segunda e Terceira praias está suspenso; vídeo mostra óleo em Garapuá

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Foto: Prefeitura de Cairu/Divulgação

Mais de 1,5 tonelada de óleo foi retirada nesta terça-feira (22) da Segunda e Terceira praias, em Morro de São Paulo, no arquipélago de Tinharé, que pertence à cidade de Cairu, no Baixo Sul do estado. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Fabiana Pacheco, as primeiras manchas de óleo foram vistas entre 2h e 2h30 desta terça-feira (22) por moradores e turistas que estavam na praia.

Após a constatação do óleo, as praias foram interditadas por tempo indeterminado. O Passeio Volta à Ilha também está suspenso até que os danos ambientais sejam mensurados.

"Eles acionaram prepostos da secretaria de Meio Ambiente e da administração de Morro de São Paulo. Fomos checar e confirmamos", explicou a secretária. 

Como o óleo fixou nas pedras, foi preciso usar uma retroescavadeira para auxiliar os trabalhos do técnicos da prefeitura de Cairu e de voluntários. Por conta da dificuldade de retirar o material preso nas pedras, o trabalho só deve ser concluído amanhã, se não voltar a chegar mais petróleo cru na localidade.

"O grosso conclui amanhã (quarta) se não chegar mais, não finaliza hoje. Só vamos suspender a interdição das praias  depois que elas tiverem vistoriadas e limpas", explicou Fabiana. Segundo ela, nenhuma amostra da água foi enviada ainda ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para avaliar as condições de balneabilidade das praias, mas que decidiram pela interdição por precaução.

"Muitos turistas respeitam, mas ainda temos uma minoria que insite. Temos monitores nas praias orientando as pessoas", diz, acrescentando o trabalho lá tem sido rápido e eficiente. "O turista que quiser vir pra Morro não tem restrição", diz.

As praias de Garapuá e Boipeba, que também pertencem ao município de Cairu, também foram atingidas. "Garapuá também foi atingida, mas com menos incidência do que em Morro. Em Boipeba também chegou em menor quantidade", explicou a secretária.

As praias atingidas em Boipeba foram as de Itacimirim e Cueira. Ainda não há um balanço da quantidade de foi retirada de Garapuá e de Boipeba. Em um vídeo que circula nas redes sociais, moradores relatam que houve um mutirão para remover o óleo. Conhecida pelas lambretas, a área de mangue ainda não está "tão suja", dizem.

Em outro vídeo (ver abaixo), um morador mostra a situação em Garapuá. "Tenho uma notícia triste pra gente. Praia de Garapuá, aqui na Ponta do Quadro, nos deparamos com esse material. Isso aqui é óleo. Olha como tá vindo lá na água", diz um morador, antes de comentar que vai acionar os órgãos ambientais para remover o material.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais