Mano fala em modelo de jogo equilibrado e cita importância da Sula

Treinador destacou evolução do Bahia e mira bom jogo contra o Melgar

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 27 de outubro de 2020 às 18:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O triunfo sobre o Atlético-MG, por 3x1, pelo Campeonato Brasileiro, deixou uma dúvida na cabeça dos tricolores. Diante do então líder do Brasileirão, as jogadas que deram o triunfo ao Bahia foram construídas na base dos contra-ataques.

A vitória sobre o Atlético-MG, por 3x1, pelo Campeonato Brasileiro, deixou uma margem para mudança no ar. Diante do então líder do Brasileirão, as jogadas que deram o triunfo ao Bahia foram construídas na base dos contra-ataques. Além disso, logo após o jogo o atacante Gilberto saiu de campo afirmando que o Esquadrão deveria voltar a ter a postura reativa de 2019, que foi abandonada, segundo ele, por uma tentativa de jogar bonito após pressão de torcedores e de parte da imprensa.

Seria esse então o novo modelo de jogo a ser adotado pelo Bahia no restante da temporada? Para o técnico Mano Menezes, não necessariamente. Na cabeça do treinador, o time precisa ter equilíbrio e saber se comportar de diferentes maneiras durante as partidas.

“A opinião dos jogadores para mim tem uma importância sempre considerável. São eles que vão executar a ideia que temos como teoria, que precisa se tornar prática dentro do campo. A observação (de Gilberto) foi em cima de um contexto especial, tínhamos acabado de vencer o líder por 3x1, num resultado muito bom e que foi construído em cima de estratégia, construção, todas bem executadas. Naturalmente teríamos que marcar mais naquele jogo”, comentou Mano. 

“Quando você tem que marcar mais porque o adversário tem competência para jogar assim, tem que ter pegada forte, saída rápida para construir as jogadas ofensivas que te aproximem do resultado positivo. Às vezes não é assim. Às vezes você tem que propor o jogo, o adversário te espera mais, aí você tem que ter outras soluções. Eu penso que uma coisa não exclui a outra”, analisou o treinador.

Às vésperas da estreia na Copa Sul-Americana, Mano Menezes afirmou que recorrerá aos diferentes modelos. “Uma equipe tem que estar preparada para todas as variações de uma partida de futebol. É assim que eu penso. Ora vamos ser reativos, ora vamos ter que propor e em ambos os casos vamos ter que saber nos comportar com eficiência”.

Amanhã, o compromisso do Bahia será contra o Melgar, do Peru, pela segunda fase do torneio continental. A partida em Lima abre a disputa em 180 minutos por uma vaga nas oitavas de final. 

No tricolor, o torneio é tratado com importância, por isso, Mano afirma que dará à Sul-Americana o mesmo peso que dá ao Brasileiro. “Não vamos priorizar, não. É uma oportunidade, vamos jogar um mata-mata, são critérios e comportamentos diferentes. Serão 180 minutos, ou passa ou fica pelo caminho. Vamos jogar o primeiro jogo fora de casa, quando você faz isso tem que ter o entendimento de trazer para sua casa a capacidade de decidir - se não for possível decidir no primeiro, o que quase nunca é para ninguém. Temos que ter essa maturidade, esse entendimento. É para isso que estamos preparando a equipe diante do Melgar”, disse.

Quem joga? O que ainda é mistério no Bahia é a escalação que vai começar a partida em Lima. Questionado se o time ideal era o do segundo tempo contra o Atlético-MG, quando Daniel e Gilberto entraram em campo, o comandante tratou de despistar. 

Segundo Mano, as decisões vão ser tomadas baseadas na próxima partida, e não na anterior. “Não dá para separar um jogo em partes, a não ser para fazer análise de alguns aspectos. O jogo é visto como um todo e vamos pensar a partida contra o Melgar da mesma maneira. Temos escalas de prioridade e sempre que alcançarmos uma podemos avançar para outra. Vamos querer fazer um jogo maduro primeiro, depois buscar a vitória, é importante buscar a vantagem para um segundo jogo de mata-mata, se conseguirmos ela melhor. O jogo do Atlético-MG passou, teve as suas avaliações internas. Vamos tentar tomar decisões agora pensando em um novo adversário”.

A única certeza dada por ele é de que Rodriguinho está fora da viagem até Lima. De acordo com o técnico, o meia ainda precisa de mais tempo até estar 100% para voltar a ser relacionado para os confrontos. Recuperado de uma fissura no pé, Rodriguinho iniciou os treinos no campo na segunda-feira, e o time já embarca hoje para o Peru.

“Nossa equipe está melhor condicionada por tudo que passou: pandemia, excesso de jogos após a retomada, o desgaste que isso projetou, vitórias, derrotas. Isso vai construindo um caminho novo, que é o que estamos fazendo agora. Estou feliz com o que a gente encontrou, a estrutura, dedicação dos atletas no dia a dia, a busca por essa retomada. Essa semana foi uma que proporcionou a gente a fazer de forma adequada”, finalizou.

O jogo de volta contra o Melgar será no dia 5 de novembro, na Fonte Nova. Entre ambos, o Esquadrão vai enfrentar o Santos domingo (1º), na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.