Marca faz ensaio-protesto por Brumadinho com atores enlameados e gera revolta

Empresa de cosméticos foi chamada de ‘oportunista’ e ‘sem noção’ 

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 15:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Jendayi Cosméticos/Divulgação

Um ensaio-protesto da Jendayi Cosméticos, publicado nas redes sociais da empresa tendo como “tema” a tragédia em Brumadinho (MG), tem causado a revolta de internautas nesta segunda-feira (28).

A empresa e o fotógrafo Jorge Beirigo contrataram atores – que aparecem cobertos de lama, abraçados e segurando uma bandeira do Brasil – para interpretar as vítimas. 

O fotógrafo, que também trabalha no marketing da empresa, afirmou em um post que “o objetivo da campanha é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza… beleza da vida”. Foto: Jendayi Cosméticos/Divulgação Na internet, os internautas atacaram a empresa. "Campanha lixo, de muito mal (sic) gosto. Apaga que dá tempo", sugeriu um usuário. "Não bastasse a falta de noção e o mal (sic) gosto, ainda tem piadinha publicitária de CLAMA com LAMA. Parabéns por virarem case do que NÃO fazer com uma marca quando acontecer uma tragédia", comentou outro internauta."Ficou emocionante? Simm! Chorei mesmo, mas chorei de vergonha alheia e de raiva em ver que até na tragédia o empresário quer lutar em cima da dor alheia", criticou uma usuária.Segundo o Estadão, após as reações negativas, um funcionário da empresa informou que os diretores da marca estão reunidos para decidir o que fazer e conversar sobre as críticas. De acordo com ele, a intenção era “ajudar”. 

Mesmo com as críticas, a postagem continuava ativa no Facebook até a noite desta segunda. Em seguida, por volta das 20h, a marca publicou um pedido de desculpas. "As fotos tinha uma intenção de protestar e jamais de se aproveitar da situação", diz o  texto. Veja a nota completa: