Marcelo Odebrecht é demitido por justa causa

Emílio, pai dele, enviou um advogado para avisar o filho de seu desligamento da companhia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2019 às 19:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: IDEA/DIVULGAÇÃO

O atual presidente da Odebrecht, Ruy Sampaio, demitiu Marcelo Odebrecht da empresa. A demissão foi uma determinação do pai de Marcelo, Emílio Odebrecht. Na Bahia, Emílio, que preside a Kieppe, holding que comanda a Odebrecht, mandou um advogado para avisar o filho na casa dele, em São Paulo.

Marcelo foi demitido por justa causa, após a divulgação de e-mails enviados ao pai pelo jornal Folha de São Paulo. Nas mensagens, Marcelo acusa o pai de ser o responsável pela bancarrota da empresa, que levou a companhia a entrar com o pedido de recuperação judicial.

Com a demissão, Marcelo segue como acionista minoritário da Odebrecht S.A., com 2,79% da empresa, mas perde benesses como o salário de 115 mil reais, motorista, segurança, assessor de imprensa, secretária e advogados, todos pagos pela empresa. Sampaio enviou um comunicado para os clientes do Grupo Odebrecht. No e-mail, informa o desligamento de Marcelo e que o ex-chefão do grupo terá os mesmos direitos e deveres dos demais acionistas. Marcelo passa a não falar mais pela empresa. Ele estava afastado de qualquer função executiva desde 2015, quando foi preso.

Segundo a Veja, desde sua soltura, Marcelo Odebrecht estava frequentando a empresa normalmente. Mas Emílio pôs fim às visitas: na última segunda-feira (16), Marcelo foi barrado na portaria da companhia, quando foi tentar reverter a demissão de Zaccaria Junior, assessor ligado a ele. A demissão foi uma ordem de Emílio, que determinou que todos os funcionários ligados ao filho sejam desligados da companhia. 

Na segunda-feira (16) Emílio determinou a troca de Luciano Guidolin, então presidente da Odebrecht, no comando da empresa, pela influência que Marcelo exercia sobre Guidolin. Ele foi substituído por Ruy Sampaio, então presidente do conselho da companhia.