Maria Bethânia lança podcast em que discute Clarice e Drummond

Tabuleiro será uma produção de seis episódios em áudio pela rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2021 às 16:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

Maria Bethânia sempre revelou uma relação muito íntima com a literatura. Tanto que, vira e mexe, recita textos em seus espetáculos e álbuns. Agora, ela vai estrear em novembro uma espécie de podcast sobre o assunto.

O programa Tabuleiro vai intercalar poesia e música, aproximando canções a textos literários selecionados pela artista e pelo poeta Eucanaã Ferraz. Serão seis episódios semanais disponibilizados na rádio Batuta, hospedada no site do Instituto Moreira Salles, a partir de 4 de novembro. O acesso é gratuito.

A estreia será centrada em Clarice Lispector, por quem Bethânia já demonstrou sua admiração, por exemplo, incluindo textos seus em gravações dos anos 1970. A cantora lerá no episódio trechos de romances e crônicas de Clarice em diálogo com canções de nomes como Billie Holiday e Mahalia Jackson. Haverá ainda episódios dedicados a autores como Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, além de compositores como Chico Buarque e Caetano Veloso.

Bethânia também deve abordar a poesia portuguesa, um interesse já retratado no documentário O Vento Lá Fora, de Marcio Debellian, um divertido diálogo dela com a crítica literária Cleonice Berardinelli sobre Fernando Pessoa.