McDonalds da Graça é interditado por descumprir decreto contra coronavírus

Prefeitura cassou o alvará da lanchonete por estar realizando obras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de março de 2020 às 15:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: SecomPMS/Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) de Salvador interditou e cassou o alvará do McDonalds, do bairro da Graça, nesta quarta-feira (25), por descumprir o decreto de prevenção e controle do coronavírus. A unidade estava fechada, funcionando apenas o delivery, mas realizava obras, o que fere a legislação. 

Segundo o novo decreto, fica proibido o funcionamento de bares e restaurantes, casas de shows e espetáculos, qualquer atividade sonora, além do fechamento de academias de condomínios e a realização de obras civis em prédios e estabelecimentos habitados, exceto emergenciais. 

“O decreto proíbe a realização dessas obras para evitar a aglomeração e a movimentação de pessoas no espaço. Além de descumprir a lei, o Mc Donalds não tinha alvará de ampliação e reforma e por isso foi penalizado”, explica o coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas, em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da prefeitura. 

Nesta quarta-feira (25), a fiscalização da Sedur, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), interditou cinco estabelecimentos, sendo três depósitos de bebida, um bar e um restaurante. Além disso, dois alvarás foram cassados. Desde o dia 18 de março, a força-tarefa que fiscaliza as determinações municipais para conter o coronavírus, foram realizadas mais de mil vistorias com 25 interdições e quatro alvarás cassados.

Outro lado Em nota enviada ao CORREIO, a assessoria do McDonalds informou que a obra havia sido paralisada na véspera e que, na verdade, os funcionários abordados pelos prepostos da prefeitura estavam apenas recolhendo material.

"A companhia esclarece que tem o alvará para ampliação e reforma do restaurante em questão - documento de número 22910, expedido em novembro de 2019 com validade até 2023. Em cumprimento ao decreto municipal do dia 24/03/2020, a obra foi paralisada na terça-feira (24) e a equipe presente no restaurante nesta quarta-feira (25) estava recolhendo os materiais para garantir a segurança no local. A empresa reitera ainda que está seguindo todos protocolos necessários com intuito de apoiar o combate à proliferação do coronavírus em Salvador e em todo o país", diz a íntegra do comunicado.