Médicos fazem protesto no Terreiro de Jesus nesta terça-feira

Categoria protesta contra ações do governo federal, como importação de profissionais de estrangeiros sem revalidação de diploma

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2013 às 19:46

- Atualizado há um ano

Da RedaçãoAtualizado às 19h59

Em protesto contra medidas anunciadas pelo governo, como a importação de profissionais estrangeiros sem revalidação de diploma e o serviço obrigatório no SUS, médicos fazem nesta terça-feira (16) protestos pelo Brasil. Em Salvador, a manifestação acontece em frente à Escola de Medicina da Ufba, no Terreiro de Jesus.

A Associação Baiana de Medicina (ABM), o Cremeb e o Sindicato de Medicina (Sindimed) fazem coletiva no local às 15h30. A concentração para o protesto começa às 14h30.

Em nota, o Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado da Bahia (Cosemba) diz que as manifestações acontecem por conta dos "sucessivos ataques do governo, que decidiu eleger os médicos como 'bode expiatório' das mazelas da saúde do Brasil".

O dia de protesto foi batizado de Dia Nacional de Luto e de Luta. Os médicos dizem querer informar a população sobre os riscos nas propostas do governo federal para a saúde. As propostas do governo são classificadas como "demagógicas" pela categoria, que diz que elas tentam "desviar o foco dos reais problemas" da saúde brasileira.