Microsoft investe em Inteligência Artificial de ajuda humanitária

Programa integra iniciativa chamada ‘IA para o bem’

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 21:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A Microsoft pretende investir US$ 40 milhões, em cinco anos, no uso de Inteligência Artificial (IA) para combater a crise humanitária mundial. A companhia lançou nesta quarta-feira, 26, o  programa AI for Humanitarian Action (IA para Ação Humanitária, na tradução do inglês). 

O programa integra a iniciativa AI for Good (IA para o bem), que receberá no total US$ 115 milhões, em cinco anos, para investimentos em quatro áreas: recuperação de desastres (estratégias de resiliência urbana); atendimento infantil; proteção de refugiados e desabrigados; e na promoção dos direitos humanos.

A Microsoft defende que a Inteligência Artificial pode ser utilizada em análises de imagens de locais afetados por desastres naturais como forma de elaborar planos de recuperação e prevenção. No caso do auxílio à infância, programas dotados de IA podem auxiliar no combate ao tráfico e abuso de crianças e adolescentes. 

O programa AI for Humanitarian Action será desenvolvido por organizações não governamentais (ONGs) que passarão por um processo de seleção¸“Ao garantir que a tecnologia cumpra a sua promessa de atender às mais amplas necessidades da sociedade, nós podemos capacitar a todos para que realizem mais”, afirmou Brad Smith, presidente e diretor jurídico da Microsoft.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA AI FOR HUMANITARIAN ACTION (em inglês)

Fórum Agenda Bahia 2018

O Fórum Agenda Bahia 2018 discutiu a resiliência urbana durante o seminário Sustentabilidade do Agora, em 8 de agosto passado. No simpósio, o conferencista Pablo Lazo, diretor da consultoria internacional Arup e professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana, mostrou exemplos do uso da tecnologia incorporada às estratégias de resiliência. 

Em 07 de novembro, o fórum irá promover o seminário Humanize-se, que irá discutir, entre outros temas, a inteligência artificial. Este ano, a programação do Fórum Agenda Bahia também contempla o Desafio de Inovação Acelere[se], que incentiva o desenvolvimento do ecossistema de inovação baiano a partir de um programa de aceleração para 8 startups do Estado.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia; e apoio do Sebrae.