Mil turistas de Portugal desembarcam em Salvador para o réveillon

Eles vieram da Europa em voos fretados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2018 às 07:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Maior capital do Nordeste, Salvador é um dos destinos obrigatórios para quem gosta de  praia, mar e sol. E foi justamente em busca do clima tropical, com suas temperaturas sempre acima dos 30 °C, que um grupo de mais de mil turistas  portugueses desembarcou, ontem, na capital baiana.  Vindos das cidades de Lisboa e Porto, em três voos charters, os turistas  intensificam o fluxo turístico no estado nesta época do ano e  lotam  alguns dos principais resorts do Litoral Norte baiano.

Depois de mais de oito horas de voo, a  portuguesa Luciana,  25 anos, foi uma das primeiras a desembarcar, ontem, às 14h50,  no aeroporto internacional de Salvador. Ela não conseguiu  esconder o sorriso quando atravessou o portão de desembarque e recebeu de uma baiana,  que estava recepcionando os turistas, uma fitinha do Senhor do Bonfim.  O adereço foi logo amarrado  em seu pulso, e como manda a tradição, a cada nó ela fazia  um pedido.

A jovem desembarcou na companhia da mãe, Vera, do pai, Júlio, e  da irmã, Leonor. Eles vieram passar a última semana do ano no Litoral Norte, aproveitando a semana de férias comum a todos os membros da família. “Não estávamos procurando exatamente o Brasil, mas escolhemos aqui porque as datas foram compatíveis, e queríamos calor”, disse Luciana, que não quis informar o sobrenome da família.

Esta é a primeira vez  eles visitam a Bahia. Segundo Vera, ouviram “maravilhas” sobre  o estado e estão ansiosos pelas praias e passeios para conferir as belezas naturais. Julio está animado para provar a comida baiana. “Quero muito provar as cervejas, cachaças e frutas”, afirmou. 

A professora Carla, 39 anos, que também visita o Brasil pela primeira vez, conta que  irá aproveitar  a viagem não só para passar o Ano-Novo em um lugar diferente, mas também para comemorar o seu aniversário,  hoje. Ela, o marido, José,  39 anos, e a filha, Leonor, 10, vão  celebrar a chegada de 2019 em um resort, na praia de  Guarajuba. “É o primeiro Réveillon que passamos com calor e com sol, nunca fizemos isso antes. Lá em Portugal é sempre frio e chuvoso”, contou José, que preferiu omitir o sobrenome. 

Empolgação  Já Evelino Santos, 67 anos, diz que já esteve muitas vezes no Brasil, mas nunca na Bahia. Ele trabalha em uma  empresa produtora de azeite e conta que, pelo menos duas vezes por ano,  atravessa o Atlântico e vai para o Rio de Janeiro ou São Paulo.  Faz isso há pelo menos 20 anos.  Acompanhado da esposa, Evelino está empolgado para passar  esses dias na  Bahia. “Meu filho  esteve aqui há um tempo atrás e recomendou muito, então aqui  estou pela primeira vez. Vou passar o Ano-Novo com alegria em um país que eu gosto e que fala a minha língua”, comemorou.

O grupo de turistas portugueses  permanece  na Bahia até a próxima quarta-feira, dia 2.  A conexão entre terras soteropolitanas e portuguesas se intensifica agora no final do ano, quando o aeroporto de Salvador passa a ser ponto de embarque e desembarque dos tradicionais voos charters . Os voos charters têm  frequências não regulares oferecidas pelas companhias aéreas a partir da identificação de uma demanda específica para uma cidade. Eles podem ser fretados por grupos ou abertos para livre comercialização.

 Estimativas  De acordo com Secretaria Estadual do Turismo (Setur), este ano, as empresas  aéreas irão  oferecer 1.770 voos extras para a Bahia, o que representa um crescimento de 12% em relação a 2017. Do exterior, além dos portugueses, vão desembarcar por aqui, principalmente, argentinos, franceses, italianos, chilenos e alemães. Além de Salvador,  a lista dos destinos mais disputados inclui  ainda  Porto Seguro, Praia do Forte, Cairu e Chapada Diamantina. Ainda segundo a Setur, para  este Verão são esperados cerca de seis milhões de turistas.

 A realização de grandes eventos também tem ajudado a impulsionar o turismo no estado. É o caso, por exemplo, do Festival Virada Salvador 2019, promovido pela prefeitura. Graças ao evento, a ocupação da rede hoteleira da capital chega a quase 100%. A receita esperada é da ordem de R$ 500 milhões. 

*integrante da 13ª turma do programa CORREIO  de Futuro, com supervisão do subeditor Geraldo Bastos