Mini Upas realizam 3.150 atendimentos em cinco dias de funcionamento em Salvador

salvador
24.01.2022, 16:57:44

Mini Upas realizam 3.150 atendimentos em cinco dias de funcionamento em Salvador

Unidades de saúde foram implantadas para reduzir a pressão em UPAs e gripários da cidade

As quatro mini UPAs implantadas pela Prefeitura de Salvador, para reforçar a rede de urgência e emergência da capital, realizaram 3.150 atendimentos nos primeiros cinco dias de funcionamento. Cerca de 90% dos pacientes que procuraram os serviços apresentavam sintomas gripais. As unidades também realizaram testes rápidos para covid-19.

“Houve uma movimentação significativa de pacientes, inclusive no final de semana, reduzindo a pressão em UPAs e gripários da cidade, por exemplo. Até o momento, cerca de 99% dos acolhimentos são resolvidos nas próprias unidades, sem a necessidade de transferência para unidades de maior complexidade”, explicou o coordenador médico das unidades, Ikaro Fritella.

Cada mini UPA é composta por cerca de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. As unidades têm a capacidade de atender, juntas, cerca de mil pessoas por dia.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas