Ministério da Saúde realiza pesquisa de saúde bucal em 19 municípios da Bahia

bahia
17.05.2022, 12:26:53

Ministério da Saúde realiza pesquisa de saúde bucal em 19 municípios da Bahia

SB Brasil será realizada até junho

Para identificar as condições de saúde bucal mais prevalentes na população brasileira e subsidiar políticas públicas, o Ministério da Saúde realiza a terceira edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Até junho deste ano, a pesquisa vai coletar dados da população em 422 municípios, sendo 19 no estado da Bahia.

A SB Brasil é o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira e, neste ano, é realizada com 50 mil pessoas. Nesta primeira etapa, os profissionais da Atenção Primária à Saúde Bucal passarão de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e coletar dados socioeconômicos, por meio de questionário. A participação é importante, visto que o participante que tem algum problema bucal detectado, já é encaminhado para a unidade odontológica.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, ressalta a importância da ação para a região Nordeste. “Serão cerca de 17 mil pessoas que serão visitadas na região. A participação é importante para o Ministério conhecer melhor a saúde bucal da população. O nosso compromisso é garantir o acesso de toda a população brasileira ao serviço odontológico”, afirmou.

Após o mapeamento da população, será a fase da avaliação da saúde bucal com um exame físico, de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Além disso, também serão verificados dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de próteses dentárias.

Entenda
A SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Esta pesquisa representa a continuidade dos modelos já realizados em 2003 e 2010, e será realizada com mais de 50 mil pessoas (50.800 pessoas) inseridas em 422 municípios, sendo estes 395 municípios do interior somados às 26 capitais e ao Distrito Federal.  Nesta fase, o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 4 milhões.

Por meio da pesquisa, busca-se identificar as doenças bucais mais prevalentes como a cárie dentária e a doença periodontal, bem como a necessidade de próteses dentárias, as condições de oclusão, o traumatismo dentário e o impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.

Confira os municípios da Bahia: 
1.    Belo Campo
2.    Camaçari
3.    Canudos
4.    Cordeiros
5.    Eunápolis
6.    Feira de Santana
7.    Guanambi
8.    Itabuna
9.    Itamari
10.    Jaguaquara
11.    Livramento de Nossa Senhora
12.    Morro do Chapéu
13.    Paulo Afonso
14.    Prado
15.    Salvador
16.    Saubara
17.    Teixeira de Freitas
18.    Valença
19.    Vitória da Conquista

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas