Móveis feitos de pallets ganham espaço

Mobília feitas com madeiras de caixas para transporte de cargas são produzidos sob medida para o cliente e por preços em conta

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 19 de julho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Mobília de pallet é alternativa personalizada com preços em conta. (Foto: Divulgação D'Cor Ateliê) Sinônimo de estrutura de madeira para o transporte de cargas pesadas, o pallet deixou no passado a associação com o uso industrial e invadiu os domicílios em forma de móveis personalizados. A modalidade de mobília que associa a consciência ecológica com o "faça você mesmo" já tem até lojas especializadas e chega com cada vez mais força para mostrar que tem espaço em qualquer estilo de decoração. De acordo com o arquiteto Marcelo Prado, a tendência dos móveis de pallet chegou ao mercado nos últimos cinco anos. A moda conquistou o público rapidamente em função da versatilidade do valor. "É um tipo de madeira adaptável, que mesmo tendo uma textura natural, mais clara, pode ser escurecido e pintado, trazendo uma série de acabamentos de acordo com a preferência do cliente", explica. Marcelo ainda destaca que a economia acaba sendo o trunfo fundamental das peças, já que a mobília de pallet pode ser até 50% mais barata que as feitas com madeiras tradicionais. 

Custo x Benefício Aos que associam o preço à qualidade, no caso do pallet a conclusão pode ser precipitada, segundo Laila Falcão, sócia do D’Cor Ateliê, empresa especializada na produção de móveis de pallet para aluguel e venda. "Justamente pela função tradicional do pallet, a gente busca mostrar para o cliente que esse tipo de material é muito resistente, ele era usado tradicionalmente no transporte de cargas", aponta.  O tino empreendedor de Laila em relação aos pallets começou há três anos, quando resolveu transformar em atividade comercial uma prática que já desenvolvia com o marido Vitor Ventin: a transformação de material reciclável em móveis. "Meu marido é arquiteto e começamos a explorar comercialmente essa ideia de aproveitar a proposta do faça você mesmo dos pallets", conta. A primeira experiência foi em uma feira itinerante. "Vendemos todos as peças antes mesmo do fim do evento". 

Favoritos Na lista dos queridinhos do público estão mesas, fruteiras e estantes feitas de pallets. Mas segundo o arquiteto Marcelo Prado, do pallet pode derivar móveis para qualquer cômodo e função, agregando inclusive uma mescla com outros materiais. “Já tivemos projetos de estantes que misturavam a madeira com o metal e ficou muito bonito, o lado do faça você mesmo é interessante por isso, a pessoa pode usar a criatividade e ter resultados ótimos”, afirma. A decoração com pallet tem sido muito usada na ambientação de festas e eventos, por isso o aluguel é solicitado com frequência pelos clientes da D’Cor. Mas há mais vantagens para quem quer comprar: a possibilidade da personalização. Tamanho e acabamento podem ser escolhidos de acordo com o gosto do cliente sem um aumento significativo no valor da peça.  “Aqui o cliente escolhe como será o móvel. As pessoas pensam que essa modalidade só se agrega bem à decoração rústica, mas é possível dar um acabamento especial que acomodará a peça perfeitamente em um conceito mais sofisticado”, diz Laila.   Mesa (Canto) Compacta para dois lugares pode ser usada na sala ou em cozinhas menores. O acabamento envernizado combinado com a estrutura metálica dão charme à peça. Prateleira Feita com caixotes de pallet, serve para guardar livros e objetos de decoração. Pode ter um tom mais escuro e tamanho fica a gosto do cliente. Sofá/Cama Um dos móveis mais versáteis. Pode ser empregado na sala como sofá ou no quarto como cama. Base resistente serve para solteiros e casais. Mesa (Centro) Robusta porém charmosa, é ideal para salas de diferentes estilos de decoração. Também pode ser adquirida em versões mais compactas. Criado Mudo  Discreto em versão que pode ser adaptada às cores desejadas pelo cliente, harmonizando com a decoração do ambiente escolhido.